Ibope diz que Haddad encurta em quatro pontos a vantagem de Bolsonaro. Por Fernando Brito

Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert, Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado originalmente no blog Tijolaço

POR FERNANDO BRITO

Acaba de ser divulgada nova pesquisa Ibope/Globo.

A diferença entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, que na semana passada era de 18 pontos (59 a 37%) caiu para 14: 57% a 43%, nos válidos.

O dado mais interessante é que a rejeição a Bolsonaro cresceu muito: na semana passada, 35% diziam que “não votariam nele de jeito nenhum” e este número passou a 40%. O mesmo aconteceu na declaração de voto espontânea: de 47% baixou a 42%.

A rejeição a Haddad caiu de 47% na semana passada para 41% na de hoje, colocando em empate técnico a “negação de voto”. No voto espontâneo, ele sobe dois pontos, de 31 para 33%, o que deixa a diferença entre os dois na casa dos 8 pontos.

O resultado injeta ânimo na reta final da campanha de Haddad, embora ainda seja muito grande a diferença, ainda que se tenha de lembra que, neste tripo de eleição,  um voto virado vale por dois..

Mas parece indicar que algo está começando se se mover na cabeça do brasileiro.

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!