Idosa que assinou termo recusando vacina morre de Covid-19 no RS

Atualizado em 28 de maio de 2021 às 20:06

Uma mulher de 77 anos morreu em decorrência de Covid-19 na cidade de Esperança do Sul (RS) no último domingo (23). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa recusou-se a tomar vacina e responsabilizou-se da decisão, assinando um termo de recusa.

Diante da repercussão do caso,  a prefeitura emitiu um comunicado no perfil da cidade no Facebook:

“A Secretaria Municipal de Saúde de Esperança o Sul vem através desta nota informar e esclarecer a sua população, sobre a paciente de 77 anos que faleceu no último domingo, dia 23/05, em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.

Como a vacina do Covid-19 é opcional e não obrigatória, a idosa optou por não ser imunizada, através da assinatura de um termo de recusa, medida sugerida pela Coordenadoria Regional de Saúde, este referido termo é assinado por todos os pacientes que decidem não tomarem a vacina.

Sabe-se que hoje as vacinas existentes não protegem 100% a pessoa imunizada de se contaminar, porém previnem que a doença evolua para os casos mais graves, onde exigem internações e que podem levar ao óbito.”

 Ao todo, 50 pessoas recusaram a vacina, no município que tem 2885 habitantes.

“Nós fizemos buscas das pessoas com a idade ou com comorbidades nas residências para que possam se vacinar. O termo nos ajuda no controle e nos assegura também de, futuramente, a pessoa dizer que não foi comunicada da vacina na sua idade ou no seu grupo”, explica o secretário municipal de Saúde, Ademir Villers da Cruz.

Com informações da Folha de S. Paulo