Idoso de 93 anos é estudado por cientistas antienvelhecimento na Irlanda; entenda

Atualizado em 22 de janeiro de 2024 às 13:45
Richard Morgan tem 93 anos e faz exercícios físicos há 20 anos. Foto: Reprodução

Cientistas estudam o irlandês Richard Morgan, que tem 93 anos e um motor aeróbico de uma pessoa de 30 anos. O idoso tem o corpo composto por 80% de músculos e apenas 15% de gordura, e está sendo investigado por estudiosos que buscam descobrir segredos para a longevidade.

Morgan começou a se exercitar por volta dos 70 anos e já remou o equivalente a quase 10 vezes ao redor do mundo, vencendo quatro campeonatos mundiais de remo. Ele treina por cerca de 40 minutos por dia, sendo 30 quilômetros de remo e outros exercícios como musculação com pesos.

Pesquisadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, têm registrado sua atividade cardíaca, pulmonar e muscular enquanto rema. Sua condição foi detalhada em um estudo de caso no Journal Of Applied Physiology.

Universidade de Limerick, na Irlanda. Foto: Divulgação

Segundo os pesquisadores, seu pulso atingiu um pico de 153 batimentos por minuto, o que ultrapassa a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade e fica entre os mais altos registrados na faixa de pessoas com 90 anos.

Para os cientistas, o resultado indica que ele tem um coração muito forte. Philip Jakeman, professor de envelhecimento saudável, desempenho físico e nutrição na universidade, aponta que “é incomum ver um nonagenário em condições físicas tão primitivas”.

Morgan é ex-fabricante de baterias e padeiro. Ele começou a praticar exercícios há menos de 20 anos e se tornou um exemplo fitness, com uma dieta rica em proteínas, que contribuem para a construção de músculos e na manutenção de um metabolismo acelerado.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.