Igreja é condenada a indenizar homem em R$ 10 mil após expor adultério em culto

Atualizado em 24 de janeiro de 2024 às 10:41
Caso ocorreu em Salto, SP. (Foto: Reprodução)

Uma igreja localizada em Salto, interior de São Paulo, foi sentenciada a pagar uma indenização a um homem exposto durante um culto.

Durante a cerimônia em outubro de 2020, um pregador revelou para os fiéis que o homem estava envolvido em adultério. A situação foi transmitida ao vivo pela câmera do culto, focalizando o homem, sua ex-companheira e sua mãe.

O vídeo foi compartilhado nas redes sociais, alcançando 311 mil visualizações, resultando no processo movido pelo homem alegando sofrimento após a divulgação das imagens.

Ele argumentou que a igreja não poderia filmar os cultos, revelar assuntos íntimos dos fiéis e divulgar nas redes sociais sem autorização dos envolvidos.

“Não pode ela (a igreja) filmar os cultos, revelar assuntos íntimos de seus fiéis e divulgar nas redes sociais sem autorização dos envolvidos”, disse o homem que processou a igreja.

Após uma liminar, o YouTube retirou o vídeo do ar, mas a igreja republicou as imagens. O juiz Álvaro Amorim Dourado Lavinky, da 3ª Vara do Fórum de Salto, decidiu pela condenação da igreja a pagar uma indenização de R$ 10 mil.

Prédio do TJ-SP (Tribunal da Justiça de São Paulo), na praça da Sé, em São Paulo (SP). Imagem: Avener Prado/Folhapress

Em sua sentença, o magistrado destacou que, no Estado laico, o direito à liberdade de culto e expressão religiosa não é absoluto, sendo necessário conciliar o proselitismo religioso com os demais direitos e garantias fundamentais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link