Imagem de Israel despenca no Brasil, diz Quaest

Atualizado em 1 de março de 2024 às 12:03
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. (Foto: Reprodução)

Após quatro meses desde o início do conflito na Faixa de Gaza, uma pesquisa divulgada pela Quaest nesta sexta-feira (1) revelou uma mudança significativa na percepção dos brasileiros em relação a Israel.

Anteriormente, em outubro de 2023, quando os confrontos entre Israel e o Hamas tiveram início, o levantamento indicava que 52% dos brasileiros mantinham uma visão favorável a Israel. Nesse mesmo período, apenas 27% demonstravam uma postura de rejeição em relação ao país.

Entretanto, ao longo desses quatro meses de conflito, houve uma alteração expressiva nesse panorama. A pesquisa recente apontou que o apoio a Israel entre os brasileiros caiu para 39%, representando uma queda de 13 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior. Por outro lado, a parcela da população que se opõe ao país sionista aumentou de 27% para 41%.

Opinião de brasileiros sobre Israel sofreu drástica mudança. (Foto: Quaest)

Essa mudança na percepção é particularmente evidente entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o cientista político Felipe Nunes, pesquisador e CEO da Quaest, houve uma significativa diminuição no apoio a Israel por parte desse grupo, caindo de 42% para 24%. Ao mesmo tempo, a oposição a Israel entre os eleitores de Lula aumentou de 37% para 56%.

“No eleitorado bolsonarista o desgaste também existiu, mas foi bem menor, saindo de 17% para 23%”, registrou Nunes ao repercutir o levantamento.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link