“Imagem não jornalística”: Secom diz que capa da Folha sugere “violência contra o presidente”

Atualizado em 19 de janeiro de 2023 às 20:44
Em nota, Secom disse que uso da imagem é “lamentável”. Foto: Reprodução

O governo Lula repudiou foto usada pela Folha de S.Paulo na capa da edição desta quinta (19). A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota afirmando ser “lamentável” o uso da imagem.

“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido”, diz o comunicado.

A imagem foi feita pela fotojornalista Gabriela Biló com uma técnica de múltipla exposição, criada com a sobreposição de duas imagens em um fotograma. Ela justificou que usou a imagem com um significado de “a vida continua”.

“O trinco no vidro e o presidente estavam a aproximadamente 30 metros de distância. Eu apontei as câmeras para os trincos e apontei a câmera para o presidente. Esperei um gestual que achasse interessante. Ele deu esse sorriso tímido e ajeitou a gravata. Para mim, significava ‘a vida continua’. No mesmo fotograma, as duas fotos”, explicou.

Mesmo assim, a imagem gerou críticas de internautas, leitores do jornal e até mesmo da Associação Brasileira de Imprensa, que chamou a imagem de “atentado ao jornalismo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.