“Imagem não jornalística”: Secom diz que capa da Folha sugere “violência contra o presidente”

Atualizado em 19 de janeiro de 2023 às 20:44
Em nota, Secom disse que uso da imagem é “lamentável”. Foto: Reprodução

O governo Lula repudiou foto usada pela Folha de S.Paulo na capa da edição desta quinta (19). A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota afirmando ser “lamentável” o uso da imagem.

“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido”, diz o comunicado.

A imagem foi feita pela fotojornalista Gabriela Biló com uma técnica de múltipla exposição, criada com a sobreposição de duas imagens em um fotograma. Ela justificou que usou a imagem com um significado de “a vida continua”.

“O trinco no vidro e o presidente estavam a aproximadamente 30 metros de distância. Eu apontei as câmeras para os trincos e apontei a câmera para o presidente. Esperei um gestual que achasse interessante. Ele deu esse sorriso tímido e ajeitou a gravata. Para mim, significava ‘a vida continua’. No mesmo fotograma, as duas fotos”, explicou.

Mesmo assim, a imagem gerou críticas de internautas, leitores do jornal e até mesmo da Associação Brasileira de Imprensa, que chamou a imagem de “atentado ao jornalismo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link