Imagens de prefeito com pastor desmentem versão de Milton Ribeiro

Quem promoveu o encontro num apartamento de Brasília, em dezembro de 2021, foi o pastor Arilton, com quem o ministro estreitou os laços

Atualizado em 27 de março de 2022 às 9:58
Milton Ribeiro
Milton Ribeiro e o MEC. Foto: Agência Brasil

As publicações nas redes sociais de um prefeito recém saído da cadeia contrariam a desculpa do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para justificar a manutenção de encontros com o pastor Arilton Moura, mesmo depois de encaminhar à Controladoria-Geral da União (CGU).

A denúncia contra Moura dada por CGU foi encaminhada por supostas cobranças de propina na intermediação de verbas. Na semana passada, o ministro disse em entrevistas que tinha informado à CGU, em agosto, sobre “conversas estranhas”.

Milton Ribeiro afirmou que, após encaminhar as denúncias, só manteve os encontros com o pastor para não levantar suspeitas. Numa entrevista à CNN Brasil, Ribeiro alegou, no entanto, que “não aceitou nenhum tipo de agenda fora do MEC”.

As imagens publicadas pelo prefeito de Centro Novo do Maranhão, Junior Garimpeiro (Progressistas), desmentem essa versão, lembra o jornal O Estado de S.Paulo. Cinco dias depois de sair da prisão sob suspeita de integrar uma organização criminosa armada que atua no garimpo ilegal de ouro, Junior Garimpeiro foi recebido pelo ministro num jantar reservado.

Quem promoveu o encontro num apartamento de Brasília, em dezembro de 2021, foi o pastor Arilton, com quem o ministro estreitou os laços.

LEIA MAIS:

1 – CGU tem que investigar gastos de Mario Frias, dizem assessores presidenciais

2 – CGU aponta sobrepreço em obras pagas com emendas de Lira

3 – Guedes irrita Centrão ao forçar CGU a nominar ‘padrinhos’ do Orçamento Secreto de Bolsonaro

Reunião que desmente o que Milton Ribeiro disse

Reunião de pastores; Imagem desmente Milton Ribeiro
Pastores reunidos desmentem versão de Milton Ribeiro – Foto: Reprodução/Instagram

Na denúncia, o pastor pedia propina, até mesmo em barra de ouro, para liberar dinheiro na pasta. Junior Garimpeiro e o pastor ainda se reuniram com o ministro em setembro, na adega de um hotel de luxo, em São Luís.

Nas duas ocasiões, registradas nas redes sociais por Garimpeiro, o religioso já estava sob suspeita de atuação indevida. “Jantamos com o ministro, e dialogamos mais uma vez sobre pautas que são direcionadas para a construção da nova Educação de Centro Novo”, escreveu o prefeito em seu perfil no Instagram.

De acordo com o deputado federal licenciado Márcio Jerry (PCdoB-MA), na ocasião, Garimpeiro presenteou o ministro com um bracelete de ouro, a exemplo do que ostenta. Desde que assumiu, o prefeito decidiu que a cor amarela, sua preferida, devia estar nos prédios públicos da cidade.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link