“Imbatível”: Lula diz que Brasil superará EUA na “questão energética”

Atualizado em 28 de setembro de 2023 às 12:22
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na última quarta-feira (27), que o Brasil superará os Estados Unidos na corrida pela transição energética. A declaração foi feita no Palácio do Planalto, em Brasília, após uma solenidade de assinatura de contratos de transmissão de energia elétrica.

“Dentro da questão energética, a transição de uma energia fóssil para uma energia lima, nesse aspecto é que eu acho que o Brasil se torna a menina dos olhos do mundo e nesse aspecto que o Brasil pode se transformar num país imbatível do ponto de vista de competitividade”, iniciou Lula.

“Eu sei que os Estados Unidos estão oferecendo subsídios aos montes para a questão da transição energética, inclusive tentando convencer empresas brasileiras a ir para lá”, disse o petista. Mesmo assim, segundo ele, não é possível competir com o Brasil na área.

Crítica à condução coercitiva de Lula vira bússola na escolha da PGR | Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Reprodução

O chefe do Executivo ainda afirmou que é impossível o Brasil batido por alguém, uma vez que o país tem a capacidade de expandir a produção de energia em diferentes segmentos.

“Nós já passamos eles no milho, já passamos em soja e já passamos em algodão. Nós vamos passar na questão energética. Porque um país que tem a capacidade de produção de eólica, um país que tem a capacidade de produção de solar, um país que tem a capacidade de produção hídrica, um país que tem a capacidade de produção da biomassa, um país que tem a capacidade de produzir hidrogênio verde, um país que tem o biodiesel, um país que tem etanol, é praticamente impossível a gente ser batido por alguém”, ressaltou o mandatário

Lula também comparou o Brasil com o papel desempenhado pela Arábia Saudita, um dos maiores produtores de petróleo do planeta.

“É por isso que nós colocamos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] o equivalente ao investimento de R$ 60 bilhões. Aquilo que a Arábia Saudita significou para o combustível fóssil no século 20 e nesse quarto do século 21, o Brasil pode significar na transição energética, da energia limpa”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link