Imprensa desinforma a favor dos EUA e Guiana no caso de Essequibo, diz Stedile

Atualizado em 9 de dezembro de 2023 às 8:13
O presidente da Venezuela Nicolás Maduro. Foto: reprodução

Na sexta-feira (8), João Pedro Stedile, membro da direção nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), foi às redes sociais criticar a desinformação e manipulação da imprensa brasileira a favor dos Estados Unidos e Guiana no caso de Essequibo:

É impressionante o trabalho de desinformação e manipulação da imprensa brasileira, com seu posicionamento abertamente a favor dos EUA diante do caso do Essequibo.

O território pertence à Venezuela desde a Independência da Grã Colômbia. Porém, na sequência da expansão do Império Britânico, eles tomaram a área como uma reserva, frente a sua decadência e ao próprio avanço dos EUA com sua doutrina Monroe, de 1823.

A Venezuela não abriu conflito com a atual Guiana, depois de sua independência dos britânicos, apesar da influência dos EUA aumentar. Deixou o caso para os tribunais internacionais.

Agora o caso veio à tona por que a empresa Exxon Mobil tomou conta do mar territorial, que inclusive estaria nas 200 milhas da Venezuela. Até 2019, a Guiana não produzia uma gota de petróleo. No ano passado, a Exxon retirou 200 mil barris das águas profundas.

O conflito agora é do povo da Venezuela em defesa de seu patrimônio contra interesses da empresa Exxon. Simples assim. Daqui duas décadas, quando terminar o petróleo, eles aceitarão e vão dizer que, de fato, o território sempre foi venezuelano, desde a luta de Simón Bolívar.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link