“Impressionado com a mobilização em defesa da Serra do Curral”, diz Lula

Atualizado em 10 de maio de 2022 às 20:31
Mineração da Serra do Curral em MG é aprovada
Serra do Curral ao fundo – BH
Foto: Reprodução

Nas redes sociais, Lula elogiou os protestos em defesa da Serra do Curral, em Nova Lima (MG). O petista aponta que a região está “ameaçada por um projeto de mineração”. “Proteger a Serra do Curral é preservar a natureza que existe no entorno da capital mineira, e o belo horizonte de BH”.

No fim de abril, foi aprovado um pedido de licenciamento da área pela mineradora Taquaril Mineradora S.A. (Tamisa). A decisão causou fortes protestos de ambientalistas e atos no local. A empresa pretende instalar um complexo minerário de grande porte na Serra do Curral, que possui área com vegetação nativa de Mata Atlântica. O espaço é classificado como “Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade Especial”.

Para a instalação, será necessário devastar 41,27 hectares de vegetação nativa. Seis deles estão em áreas de preservação permanente.

A votação ocorreu na madrugada do dia 30 de abril e o pedido foi aprovado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) às 3h da manhã, após 18 horas de votação irregular.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link