Índia, onde Bolsonaro está passeando, é um dos 10 países que mais perseguem cristãos

Atualizado em 25 de janeiro de 2020 às 19:57
Jair Bolsonaro ao desembarcar em Nova Déli, Índia – Prakash Singh/AFP

Em viagem oficial à Índia, Bolsonaro desembarcou no país ontem (24) na tentativa de ampliar relações comerciais e trazer investimentos para o Brasil.

Mas o país não é tão amistoso com cristãos como ele:

Publicado originalmente no CPAD News

A Índia está entre os dez primeiros países mais hostis ao evangelho. Desde que o BJP, partido nacionalista hindu, assumiu o poder, em 2014, a perseguição tem aumentado no país. O grau de agressividade de todos os tipos de organizações hindus cresceu nos últimos anos. Elas alegam que a Índia pertence ao hinduísmo e que outras religiões deveriam ser eliminadas do país. O hinduísmo radical é, de longe, o maior perseguidor de cristãos na Índia. Ele é violento e está em todas as partes.

Outras formas de nacionalismo religioso na Índia que pioram o grau de perseguição podem ser vistas nas atividades de budistas radicais em Ladakh, neobudismo em Maharashtra e Uttar Pradesh e siquismo radical em Punjab. Desde 2014, o nacionalismo religioso também está influenciando grupos tribais.

As principais fontes de nacionalismo religioso na Índia são oficiais do governo, líderes de grupos tribais, líderes religiosos não cristãos, grupos extremistas hindus, cidadãos comuns e partidos políticos. Oficiais do governo nos níveis local e estadual podem pressionar os cristãos grandemente, devido ao seu alinhamento com grupos radicais hindus. Os líderes de grupos tribais, por sua vez, pressionam os cristãos por abandonar a cultura de seus ancestrais e por insultar a religião da tribo, que é o hinduísmo.

Os líderes religiosos não cristãos são os maiores responsáveis por disseminar um sentimento anticristão entre as massas hindus. Além do BJP (partido do atual primeiro-ministro, Narendra Modi), outros grupos extremistas são ativos na Índia, como VHP, RSS, Sangh Parivar, naxalitas e outros. No nível do vilarejo, a comunidade desenvolve um importante papel na perseguição aos cristãos. Geralmente, são os moradores locais que, na prática, têm atitudes hostis contra os cristãos, como espancamento, incêndio de igrejas e destruição de cemitérios cristãos.

Parentes próximos dos convertidos rapidamente consideram a conversão ao cristianismo como um motivo de vergonha para a família e agem de acordo com o que acham justo nesses casos. O BJP é o braço político do RSS (uma organização paramilitar nacionalista hindu) e é o “pai” de todos os tipos de radicalismo hindu na Índia. Todos os principais líderes do BJP vêm do RSS; aliás, todos os membros do BJP são membros do RSS ou de uma de suas 35 ramificações. Com o BJP no poder, radicais hindus se sentem à vontade para perseguir os cristãos e desfrutar de impunidade.