Indiciado e sem passaporte, Bolsonaro diz que tirará a barba para ir à posse de Trump

Atualizado em 23 de novembro de 2024 às 21:05
O ex-presidente Jair Bolsonaro em barbearia durante transmissão ao vivo realizada neste sábado, 23 de novembro de 2024 – Foto: Reprodução

Neste sábado (23), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que participará da posse de Donald Trump como presidente dos EUA, marcada para 20 de janeiro. Durante live no perfil de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, o ex-chefe do Executivo ironizou a apreensão de seu passaporte e disse: “Vou tirar a barba para a posse do Trump.”

O passaporte de Bolsonaro foi confiscado em fevereiro pela Polícia Federal, como parte do inquérito da operação Tempus Veritatis. A medida também incluiu outras 19 pessoas investigadas por suspeita de envolvimento em tentativas de golpe após as eleições de 2022.

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a apreensão busca evitar que Bolsonaro e os outros investigados deixem o país. O magistrado destacou que há riscos de evasão durante o andamento das apurações.

Em outubro, o STF manteve, por unanimidade, a decisão de reter o documento do ex-presidente. Moraes argumentou que as investigações mostraram indícios de planos de fuga por parte dos investigados, reforçando a necessidade da medida cautelar.

Além de comentar sobre Trump, Bolsonaro criticou as investigações da Polícia Federal que o indiciaram, junto a outros 36 nomes, por tentativa de golpe de Estado. Segundo ele, o inquérito busca “chifre em cabeça de cavalo” e não apresenta provas concretas contra os acusados.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line