Indígenas tupinambás, atletas de jiu-jitsu, são homenageados, na Bahia

Atualizado em 23 de maio de 2023 às 16:43
Atletas indígenas da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro, do sul da Bahia. Foto: Antonio Queirós/GOVBA

Depois de brilhar no torneio de jiu-jitsu Brasil Cup, realizado em Salvador, em 21 de maio, 14 atletas da Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro, do sul da Bahia, foram recebidos pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ao todo, eles conquistaram 13 medalhas: quatro de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. O encontro foi no gabinete de Jerônimo, dia 22, no Centro Administrativo da Bahia.

“Eu parabenizo cada um deles por sua dedicação, talento e representatividade para a comunidade indígena da Bahia. Eles são exemplos inspiradores para toda a população baiana”, disse o governador.

O governo estadual disponibilizou transporte para os atletas, que vieram do município de Buerarema, no sul da Bahia. A superintendente de Políticas para Povos Indígenas, Patrícia Pataxó, também estava presente na homenagem, ao lado das secretárias da Educação, Adélia Pinheiro, e de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães.

Entre os homenageados estava a atleta Mairy Pataxó, de 12 anos, dona de duas medalhas, em competições de jiu-jitsu. “Desde que comecei a praticar o jiu-jitsu, encontrei uma paixão que me impulsiona a buscar sempre o meu melhor. Essa vitória é um marco em minha trajetória esportiva e me motiva a continuar treinando duro e superando meus limites”, contou.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link