Indignação seletiva: bolsonaristas se calam sobre acusações de pedofilia de Gabriel Monteiro

Atualizado em 13 de abril de 2022 às 12:52
Jair Bolsonaro e Gabriel Monteiro
Jair Bolsonaro e Gabriel Monteiro

A indignação seletiva dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou evidente no caso do vereador bolsonarista e ex-PM Gabriel Monteiro. Os aliados do mandatário da República não falaram nada sobre o caso do parlamentar, denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por filmar cenas de sexo com uma adolescente de 15 anos.

Na segunda-feira (11), foi divulgado um novo vídeo em que Monteiro aparece beijando e acariciando uma menina de 10 anos. Para o governo Bolsonaro, que se diz implacável contra a pedofilia, parece não haver problema. Tanto o presidente como o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, seguem em silêncio sobre o caso.

Defensores da moral e dos bons costumes, figuras como Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Bia Kicis e o pastor Marco Feliciano têm evitado comentar o assunto publicamente. Gabriel é filiado ao PL, mesmo partido do chefe do Executivo e dos quatro deputados citados. Todos eles se revoltaram, porém, contra um crítico do governo por suposta apologia à pedofilia, o apresentador e humorista Danilo Gentili.

Bolsonaristas que se calam sobre Monteiro acusaram Gentili de pedofilia

Em março, o comediante foi alvo de ataques de bolsonaristas após o lançamento do filme “Como se tornar o pior aluno da escola” no Netflix. Eduardo Bolsonaro o chamou de “pedófilo” por causa de uma cena do longa associada ao crime e foi seguido por vários outros deputados. “Na cabeça de um esquerdopata, progredir é aceitar a pedofilia”, disse o filho 03 do presidente na ocasião.

Já Zambelli disse que iria denunciar o caso ao Ministério Público. “O repugnante filme ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’ naturaliza a pedofilia a fim de normalizá-la”, afirmou ela, acrescentando que “fazer piada é tratar o tema pedofilia como se fosse uma balidade”.

O pastor Marco Feliciano até elogiou o filme em 2017, antes de Gentili se tornar inimigo de Bolsonaro e precisou dar uma desculpa esfarrapada por ter falado bem do longa-metragem. Na ocasião, ele parabenizou o comediante e afirmou: “Há tempos não ria tanto”. O post foi apagado após a repercussão negativa.

Oposição cobrou bolsonaristas sobre silêncio

Membros da oposição ao governo Bolsonaro se manifestaram nas redes cobrando um posicionamento dos bolsonaristas. O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o ex-parlamentar Jean Wyllys (PT-RJ) questionaram o silêncio de Damares Alves e de nomes do MBL (Movimento Brasil Livre), integrado por Gabriel Monteiro, como Kim Kataguiri e Arthur do Val. “Será que eles tem moral seletiva?”, escreveu Pimenta no Twitter.

O líder do MTST Guilherme Boulos também se manifestou. Ele disse que os apoiadores do presidente “acusam os outros do que eles mesmo são”.

Até a ex-bolsonarista Joice Hasselmann destacou o apoio que Eduardo Bolsonaro continua dar ao vereador, acusado de assédio moral e sexual com menores.