“Indigno”: Exército quer tirar posto de general de Braga Netto

Atualizado em 18 de março de 2024 às 14:03
O general Walter Braga Netto. Foto: Reprodução

O Exército discute tirar o posto de general de Walter Braga Netto e transferir os vencimentos recebidos por ele como aposentado para sua mulher. A condenação do ex-ministro do governo Jair Bolsonaro é vista como certa dentro da Força. A informação é da CNN Brasil.

A avaliação da caserna é a de que Braga Netto será considerado “indigno para o oficialato” caso fique comprovada uma grave transgressão militar. Militares citam, por exemplo, mensagens interceptadas pela Polícia Federal que mostram que ele chamou Freire Gomes, então comandante da Força, de “cagão”.

O general deve ser julgado por um “tribunal de honra” que vai avaliar se sua conduta feriu ou não os valores militares. Os efeitos práticos da punição são semelhantes a um processo de expulsão ou morte ficta ou presumida, quando a Força considera o militar falecido.

Esse tipo de punição ocorre quando o réu é condenado por crime superior a dois anos pelo Superior Tribunal Militar (STM), como é o caso de Braga Netto, já que o crime de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito tem pena prevista de 4 a 8 anos de reclusão. O Exército afirmou que só vai se manifestar oficialmente sobre o caso após o fim das investigações.

O ex-ministro Walter Braga Netto e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A situação do ex-ministro de Bolsonaro é vista como a mais grave entre os generais envolvidos na investigação sobre a trama golpista. O Exército considera que as mensagens reveladas pela investigação mostram que Braga Netto atacou e incentivou uma campanha contra comandantes.

O caso do general Estevam Teophilo Gaspar de Oliveira, que afirmou à PF que se reuniu com o ex-presidente a pedido do comando do Exército, não deve ser punido internamente. A Força avalia que ele não cometeu crimes militares.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link