Índio Guajajara é assassinado no Maranhão

Atualizado em 29 de janeiro de 2023 às 22:57
Foto de Valdemar Marciano Guajajara, encontrado morto no último sábado (28) (Fonte: Reprodução)

Foi encontrado na manhã do último sábado (28) o corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara na cidade de Amarante do Maranhão (MA), situada cerca de 637 quilômetros da capital São Luís.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que o o indígena foi encontrado com marcas “que indicam que ele tenha sido brutalmente assassinado”. A identidade do corpo foi revelada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), o documento divulgado revela que o corpo encontra-se atualmente no Instituto Médico Legal (IML) e aguarda exame clínico para revelar a causa da morte.

“Mais um Guajajara assassinado”, lamentam lideranças indígenas em vídeos encaminhados pelo Cimi e divulados pelo jornal Estadão. Os indígenas reclamam da violência sofrida dentro e próximo das Terras Indígenas Arariboia e clamam por justiça.

Em sua conta no Twitter, a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que vai “convocar uma audiência pública no município para exigir a investigação e esclarecimento sobre a motivação destes crimes, além da devida punição dos culpados”. “Esses crimes devem ser apurados e os autores devem ser responsabilizados para romper o ciclo de violência contra nós indígenas.”

O Cimi relatou seu grande descontentamento com as péssimas políticas até então empregadas para os povos indígenas, cobrou das autoridades uma resposta para a escalada na morte de povos originários e “lamentou profundamente que mais uma vida indígena seja ceifada de forma tão cruel”.

O Conselho Indigenista acrescentou que a morte de Valdemar é a segunda só na semana passada. Segundo eles, outro caso ocorreu na última quarta-feira (25) próximo à TI Cana Brava (MA). “José Inácio Guajajara foi encontrado morto, com marcas de violência pelo corpo, às margens da BR-226. No entanto, de acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML) de Imperatriz (MA), o indígena morreu em decorrência de causas naturais. Seguimos cobrando as devidas investigações e explicações sobre a morte de José Inácio Guajajara.”

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link