Indireta? Guedes diz ser contra reeleição

Além de declarar sua posição sobre reeleições em governos anteriores, simpatizar com a ideia de uma reforma política por Bolsonaro, o ministro também alfineta a ex-presidenta Dilma Rousseff e fala sobre o final de uma ''ruptura de ciclo política'' com o atual presidente no poder.

Atualizado em 19 de maio de 2022 às 15:38

 

Ministro da Economia Paulo Guedes
Foto: Reprodução

 

Embora transpareça uma posição favorável a um novo mandato do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirma uma posição contrária à reeleições, em prol de pararem de existir. “A reeleição é tragédia brasileira. Era melhor ter mandato de cinco anos. Sempre fui a favor de acabar com a reeleição”, declarou o ministro durante o seminário Perspectivas econômicas do Brasil, promovido pela Arko Advice e o Traders Club, nesta quinta-feira (19).

Segundo Guedes, independente de ser a favor a uma eventual vitória de Bolsonaro, ainda é contra reeleições – chamando-as inclusive de ”tragédia” – mas depois de dois governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), dois de Luiz Inácio Lula da Silva e dois de Dilma Rousseff (PT), “talvez precise de dois Bolsonaros”.

Além de afirmar que espera que o atual presidente faça uma reforma política caso seja reeleito, o mesmo afirmou que ele se elegeu em 2018 ”sozinho”, sendo uma ruptura a um ciclo de política que causou moratório, juro de dois dígitos, impostos excessivos e que se tornou uma economia fechada, argumentou o ministro.

Ainda falando sobre Bolsonaro, ele afirmou que ”todo mundo comete excessos”. “Tem que respeitar a liberdade de opinião, se o cara [Bolsonaro] dá opinião é fascista?”, questionou. “Temos que respeitar instituições, tem uma instituição chamada Presidência da República”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link