
O ataque do chanceler alemão Friedrich Merz a Belém (PA) tem gerado repercussão nas redes sociais. Brasileiros têm se dividido sobre a fala: enquanto boa parte critica o europeu e o acusa de “xenofobia”, outros, incluindo bolsonaristas, concordam com a declaração e até culpam o presidente Lula por “envergonhar” o país.
Merz afirmou que sua comitiva ficou “contente” por deixar a cidade após a COP30. Ele ainda disse que perguntou a jornalistas quem gostaria de permanecer no Brasil e que ninguém levantou a mão naquele momento.
O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, compartilhou um vídeo com a fala de Merz e endossou a declaração, acusando Lula de “fazer o Brasil passar vergonha mundial”.
Lula fazendo Brasil passar vergonha mundial. Brutal. pic.twitter.com/JkDw3QDi5B
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) November 17, 2025
Alguns usuários do X atribuem a fala a problemas de logística, calor ou segurança de Belém, e tratam a declaração como uma opinião e não um ataque. A maioria, no entanto, tem encarado o ataque como reflexo da visão xenófoba do chanceler sobre o país.
A fala de Merz motivou respostas de diversas autoridades brasileiras, incluindo o presidente Lula, que disse: “Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém. E eu falava toda hora: ‘coma maniçoba’”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), detonou o chanceler alemão pela fala. Ele reclamou da postura de outras autoridades e escreveu, no X: “Filhote de Hitler vagabundo! Nazista!”.
Veja a repercussão no X:
Belém / Berlim pic.twitter.com/zgB85Js7TH
— Yuri Célico (@yuriclc) November 17, 2025
O desgoverno Lula fazendo o Brasil passar vergonha internacional. Esperar o que desse Presidente e sua Janja? pic.twitter.com/L51rh9UDKa
— Bia Kicis (@Biakicis) November 18, 2025
Racismo?? O cara constatou que Belém não tem infraestrutura, o evento foi horrível, inundou, teve invasão, protesto, calor, comida cara, hospedagem insuficiente, desabastecimento, desabamento, massssssssssssssssss é “racista, nazista, fascista, golpista, xenofobista, canalhista,… pic.twitter.com/haK7Ja1UGl
— Hugo Queiroz (@hugovaluation) November 18, 2025
A fala do ministro alemão mostra o acerto que foi a COP em Belém
Todo mundo quer opinar, apoiar e diz se preocupar com a Amazônia
Mas quem está disposto a estar na Amazônia e entender a Amazônia?
Quando a máscara da cordialidade cai, mostra a verdadeira feição do colonizador
— Loro (@lorodadoca) November 18, 2025
Como se nao bastasse a Vergonha e o Fracasso monumental da COP 30 ou FLOP 30 e a mais completa humilhação para o Lula. O Chanceler Alemao Friedrich Merz ainda disse que os Alemaes ficaram contentes de irem embora de Belem.
Faz o L pic.twitter.com/dZM0oTjlBC— Hero (@heronildus) November 17, 2025
A extrema-direita tá numa draga tão grande que sobrou pra eles defender gringo falando mal de Belém.
Que fase.
— Guilherme Cortez (@cortezpsol) November 18, 2025
Quando sai alguma notícia positiva sobre a COP 30 em Belém, todo mundo corre pra dizer “isso é Brasil”.Aí, vem um racista xenofóbico da Alemanha falar merda sobre a cidade e pronto, de repente, não é mais brasil, agora é exclusivamente sobre Belém. A xenofobia é interna e externa
— peteno T∀LES (@talesspereira) November 18, 2025
O ranço xenofóbico e, por isso mesmo, racista de um representante de um lugar que ainda não se livrou das suas piores mancadas históricas.
Recebemos todos muito bem, mas esse tipo de gente ninguém quer aqui em Belém. É um favor que fazem não pisando nem estando em nossas… https://t.co/zZ5JwXq3T7
— Anderson Jor (@daquitescrevo) November 17, 2025