Inmet alerta “grande perigo” de tempestades em 9 estados e no DF neste domingo (19)

Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 10:40
Precipitação de tempestade no Distrito Federal. (Foto: Reprodução)

Com a frente fria avançando, os temporais que causaram danos na região Sul do Brasil podem se espalhar pela área central do país neste domingo (19), devido ao aumento da umidade pelo continente.

Alerta de “grande perigo” em 9 Estados e DF

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelhos de “grande perigo” para nove estados e o Distrito Federal.

Os estados em alerta são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

De acordo com o Inmet, essas regiões podem enfrentar chuvas de até 100 milímetros por dia, com previsão de até 50 milímetros nas capitais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, há possibilidade de ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.

Outros estados em alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas incluem Amazonas, Maranhão, Bahia, Pará, Roraima, Piauí e Tocantins.

Queda de árvore em Ipiranga durante temporal em São Paulo no dia 3 de novembro. (Foto: Defesa Civil)

Monitoramento hidrológico e previsão de chuvas

Mesmo sem a previsão de chuvas intensas para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Serviço Geológico do Brasil alerta para a elevação dos níveis dos rios. Alertas vermelhos foram emitidos para as bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai.

Aviso vermelho de temperaturas elevadas

Áreas de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal estão em alerta vermelho do Inmet, indicando “grande perigo” de temperaturas 5ºC acima da média por mais de cinco dias.

Fim dos recordes de temperatura e tendências futuras

A expectativa é que as temperaturas tenham queda nos próximos dias em parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a previsão é de 24°C na segunda-feira, 29°C na terça e 32°C na quarta. No Rio de Janeiro, a semana deve começar com 28°C.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link