Inmet alerta: grande volume de chuvas no Sudeste; veja previsões de RJ e SP

Atualizado em 24 de março de 2024 às 10:37
Chuvas provocam alagamentos no Rio. (Foto: Reprodução)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de “grande perigo” devido ao acumulado de chuva no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, válido desde sábado (23) e permanecendo ativo para o domingo (24). Há risco de mais de 60 mm/h de chuva ou mais de 100 mm/dia, podendo causar alagamentos e deslizamentos de encostas, conforme aponta o Instituto.

As chuvas desde sexta-feira (22) já resultaram na morte de oito pessoas no Rio de Janeiro e quatro no Espírito Santo, com os bombeiros respondendo a chamados relacionados a deslizamentos de terra, desabamentos, quedas de árvores e inundações.

O alerta do Inmet abrange a região metropolitana do Rio de Janeiro, norte e noroeste fluminense, Vale do Rio Doce, Baixadas, centro fluminense, zona da mata, além do centro e sul do Espírito Santo.

Na cidade do Rio de Janeiro, a previsão indica chuvas, com áreas do estado, como Campos dos Goytacazes e Petrópolis, classificadas como de alto risco de deslizamentos e riscos hidrológicos pela Defesa Civil.

Vista de ponto de alagamento na rua Ipanema, na Mooca, zona leste de São Paulo. (Foto: Gero Rodrigues)

Partes de São Paulo também estão sob alerta do Inmet, especialmente próximas ao Rio de Janeiro e Minas Gerais, devido à previsão de chuvas intensas, com possível acumulado entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes com velocidade de 40 a 60 km/h.

Para São Paulo, a previsão é de chuva durante todo o domingo, com temperatura variando entre 17°C e 24°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link