Inquérito sobre fraude na Lava Jato é reaberto e delegado se revolta: “Revanchismo”

Atualizado em 16 de outubro de 2023 às 14:51
O delegado Márcio Anselmo volta a ser investigado pela atuação na Lava Jato. Foto: reprodução

A retomada de um inquérito em maio, relacionado a possíveis irregularidades no início da Operação Lava Jato, levou a um intenso embate envolvendo o delegado Márcio Anselmo, da Polícia Federal, que atuou na operação. O caso em questão gira em torno de alegações de que integrantes da PF teriam empregado Meire Poza, uma ex-contadora do doleiro Alberto Youssef, como uma “agente infiltrada” informal, coletando informações por meio de documentos e gravações.

A investigação aponta para a possibilidade de uma busca e apreensão falsa no escritório de Meire, a fim de “legitimar” as provas fornecidas por ela, que foram posteriormente utilizadas em ação penal. A suspeita levanta questionamentos sobre a legalidade de suas ações e a concessão de benefícios legais, sem a devida formalização.

O inquérito, inicialmente iniciado em São Paulo e posteriormente transferido para Curitiba a pedido do Ministério Público Federal, foi arquivado em 2017. No entanto, o juiz Eduardo Appio, anteriormente vinculado à Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, reabriu o caso em maio, resultando em alegações de “revanchismo” por parte de Márcio Anselmo.

“Em 2023, os fatos são requentados e o inquérito policial é desarquivado, sem qualquer tipo de prova relevante”, diz Nelson Wilians, advogado do delegado Márcio. “Trata-se de uma situação totalmente atípica, porquanto, inexistem novas provas ou apuração de novos fatos para ensejar o desarquivamento do inquérito. Ademais, a conduta do juízo causa estranheza, pois denota-se um caráter revanchista contra os investigadores que participaram da Operação Lava Jato”, completou em entrevista à Folha de S. Paulo.

Meire Poza, apontada como “agente secreta”. Foto: Jefferson Coppola/Veja

Após o pedido de trancamento do inquérito e o subsequente afastamento de Appio, o caso voltou a ser tratado em sigilo. A espera por uma decisão do relator no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) persiste desde julho.

Procurado pela Folha para comentar o caso, Anselmo optou por não se manifestar, enquanto a defesa de Meire Poza permaneceu inacessível. A Justiça Federal do Paraná não forneceu informações sobre o status atual do inquérito, mantendo-o em sigilo.

O caso, que começou em 2016 após uma reportagem da revista Carta Capital e documentos entregues ao Ministério da Justiça, aponta para a utilização de conversas de WhatsApp entre Meire e Márcio Anselmo, entre outros membros da PF, como evidência.

Os diálogos sugerem uma colaboração informal de Meire com a operação, levantando dúvidas sobre a possibilidade de a contadora ter recebido “imunidade” em troca de informações. A transferência do caso para Curitiba resultou na abertura de um inquérito com alto nível de sigilo pelo então juiz da Lava Jato, Sergio Moro, que mesmo após o arquivamento em 2017, manteve o caso sob sigilo.

Uma das conversas de WhatsApp apresentadas por Meire com “Dr. Marcio” é de maio de 2014. Essa troca de mensagens é um dos exemplos da suspeita de que a contadora colaborava informalmente para a operação. Nela, o interlocutor de Meire diz que está com procuradores do MPF (Ministério Público Federal) e “acertando com eles a tua imunidade”.

“Posso ir sem advogado?”, pergunta Meire em uma das mensagens.

“Estamos acertando a tua situação. O ideal é que venha sem”, responde a pessoa do outro lado.

Com base nesses documentos, em setembro de 2016 o delegado Márcio Magno Carvalho Xavier, da Corregedoria em São Paulo, pediu que fosse aberto o inquérito policial sobre o caso: “Não é aceitável que um órgão como a Polícia Federal, dotado de inúmeras atribuições relevantes e informações sigilosas, possua dentre seus servidores alguns que utilizem informações, práticas e métodos para outros fins que não sejam aqueles previstos na Carta Magna e nas demais leis e normativos”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link