Inscrição Enem 2021: Como Fazer Passo a Passo

Atualizado em 11 de junho de 2021 às 8:48

Passo a Passo Para Fazer a Inscrição no Enem 2021

Sumário rápido deste artigo:

  • Informações sobre o Enem 2021
  • Explicação de como realizar a inscrição do Enem 2021
  • Perguntas frequentes sobre o Enem 2021
  • Fontes úteis
  • O que fazer e o que não fazer na prova do Enem
  • Checklist do candidato

O período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio começará em 28 de junho e vai até o dia 9 de julho no portal do Enem – INEP. Contudo, os pedidos de isenção de taxa de inscrição já estão abertos e vão até o dia 28 de maio. Com a abertura do prazo de inscrição do Enem 2021 muitas dúvidas começam a surgir.

Os alunos querem saber desde os temas da redação sobre saúde, até o passo a passo para realizar a inscrição no exame. Se você se encontra nessa categoria, esse artigo foi elaborado para te ajudar.

Como Realizar a Inscrição No Enem 2021?

A realização do Enem é muito importante para aqueles que pretendem cursar o ensino superior em uma universidade pública, bem como para aqueles que pretendem conseguir bolsas nas faculdades particulares. Porém, na hora de realizar as inscrições e pedir a isenção no Enem 2021 muitos estudantes ficam cheios de dúvidas, se você se encaixa nessa categoria, preparamos esse passo a passo de como efetuar a inscrição do Enem para te auxiliar.

Passo 1: Portal do participante

Primeiro passo para quem deseja realizar a inscrição do Enem é acessar o portal do participante, assim que acessar a página a assistente virtual “Nanda” informará que você pode realizar a sua inscrição, bem como pode acessar seus resultados anteriores. Assim que clicar, Nanda pedirá que você indique qual das figuras abaixo foi a escolhida por ela. Essa etapa é uma medida de segurança adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

Passo 2: Informar os dados

Após selecionar a imagem escolhida pela assistente virtual, você deve informar seus dados:

  • A começar pelo seu CPF, logo em seguida vai solicitar sua data de nascimento. Ao informar esses dados, irá aparecer a opção de “Iniciar a Inscrição”. Confirmando, Nanda irá seguir para próxima página;
  • Na próxima página, você deverá informar seu sexo, raça/cor, estado civil e sua nacionalidade. Clique em próximo, para dar continuidade;
  • Na próxima página, vai solicitar que você informe a cidade em que você nasceu, você deve informar o UF e o município de seu nascimento. Clique em próximo;
  • Nessa página será solicitado o seu RG, o UF e o órgão que expediu. Clique é próximo, para ir para a outra página;
  • Nanda, agora, vai solicitar que você informe seu CEP. Caso você não saiba seu CEP, ela lhe dará a opção de buscar no site dos Correios. Ao preencher o CEP, clique em próximo;
  • Por fim, depois de preencher o CEP aparecerá a sua cidade e bairro, se estiverem corretos, você preenche seu número de residência e um complemento se tiver. Caso o CEP não esteja correto você deverá voltar a página e corrigir.

Passo 3: Atendimento especializado

Esse momento da inscrição é voltado para quem necessita de alguma ajuda especializada por conta da condição, deficiência ou necessidade. Se este não for o seu caso, basta clicar em “não preciso” e seguir para a próxima etapa.

Caso você precise de atendimento especializado clique em “preciso”, logo depois indique qual a sua condição especial, deficiência. Assim, o sistema apresentará recursos de acessibilidade. Atenção, ao fazer a solicitação de atendimento especializado, é necessário que você anexe documentos que comprovem a necessidade do atendimento, como atestados médicos, declarações feitas por profissionais, certidão de nascimento da criança no caso das lactantes, ou exames que comprovem a gestação no caso das gestantes.

Feitas as declarações, o Inep reserva-se o direito de solicitar a qualquer tempo os documentos que atestem a necessidade. O atendimento especializado pode ser efetuado através do formato da prova diferenciado, a duração ou adaptações na sala de prova.

Passo 4: Definição da língua estrangeira

Nesse momento do processo, você deve escolher qual será a língua estrangeira que responderá as questões no exame. São duas opções: inglês e espanhol.

Passo 5: Sua escolaridade

Este é o momento de informar seu nível de escolaridade, se já concluiu o ensino médio, se está na última série do ensino médio, se ainda está cursando, mas não está na última série, ou se não está cursando e nem concluiu. Essas informações servem para que o Inep possa verificar se o aluno está apenas fazendo o exame para treinar, ou se poderá usar a nota do Enem para se inscrever no Educa Mais Brasil, Fies, Prouni ou Sisu.

Passo 6: Questionário socioeconômico

Nesse momento, os estudantes deverão preencher um questionário socioeconômico com vinte e cinco perguntas, que permitirão que o Inep conheça melhor o seu perfil familiar socioeconômico. Esses dados não podem ser alterados após a conclusão da inscrição. Ao terminar, siga para a página seguinte clicando em “próximo”.

Passo 7: Informações de contato

Aqui os alunos deverão informar um telefone fixo, celular e e-mail. Além disso, deverão criar uma senha para que possam acessar a página do participante. Lembre-se de sua senha, você deverá usá-la para conferir os resultados na página do participante.

Passo 8: Enem digital ou impresso

Você deverá escolher entre uma das opções de provas, digital ou impressa. O sistema mostra as datas das duas opções.

Passo 9: Pagamento/ isenção

Quando você finalizar as etapas da inscrição o assistente virtual “Beto” vai auxiliar você a gerar o boleto para pagamento. A inscrição só será confirmada após a confirmação do pagamento do boleto, o boleto deve ser pago em até três dias depois de finalizar a inscrição. Nos casos de isenção da taxa de inscrição, a lista de aprovados será publicada no site do Inep, lembrando que, a aprovação da isenção não garante a inscrição. Fique atento para não perder o prazo.

Perguntas Frequentes Sobre o Enem 2021

Qual o período dos pedidos de isenção do Enem 2021?

  • O período para os pedidos de isenção vai do dia 17 de maio a 28 de maio.

Qual o período de inscrição para o Enem 2021?

  • O período de inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio vão do dia 28 de junho até o dia 9 de julho.

Quem pode solicitar isenção na prova do Enem?

  • Segundo o Inep, pode solicitar a isenção da taxa de inscrição quem cursou o ensino médio completo na rede pública, ou que foram bolsistas integrais da rede privada durante esse período. O mesmo vale para quem estiver fazendo a última série do ensino médio em escola pública, esses também terão direito à isenção da taxa. Além destes, os que comprovarem possuir vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, serem de família de baixa renda, para estes é necessário comprovar inscrição no CadÚnico para a solicitação da isenção da taxa de inscrição.

Como me inscrever no Enem 2021?

  • As inscrições do Enem 2021 são realizadas através da Página do Participante, localizada no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

A prova do Enem acontecerá em novembro de 2021?

  • Apesar da edição de 2020 ter sido adiada por conta da pandemia causada pelo Covid-19, a edição de 2021 até o presente momento, tem previsão de ocorrer normalmente entre outubro ou novembro de 2021.

Ainda posso justificar minha ausência no Enem 2020?

  • Sim, é possível. A justificativa de ausência está sendo realizada na Página do Participante, localizada no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/