
Um processo administrativo do Instituto Nacional do Seguro Social analisou, em novembro, a regularidade do acordo de cooperação técnica firmado com o Banco Master e registrou indícios de irregularidades nas operações de crédito consignado da instituição financeira. O documento foi enviado à presidência do INSS por áreas técnicas do órgão. Com informações do Estadão.
Segundo o relatório, o banco deixou de apresentar 251.718 documentos que comprovem contratos de crédito consignado celebrados com beneficiários da Previdência Social. O número corresponde a 74,3% de um universo de 338.608 contratos informados pelo banco entre outubro de 2021 e setembro de 2025. O Master foi procurado pela reportagem, mas não respondeu.
O texto afirma que a instituição financeira promoveu expansão acelerada de sua carteira de crédito nos últimos exercícios. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação indicam que o Master tinha apenas um consignado com beneficiários do INSS até novembro de 2022, número que saltou para mais de 100 mil no mês seguinte.

O relatório aponta que a omissão na apresentação de mais de 250 mil contratos é classificada como “falha grave e insanável”. A área técnica destaca que a ausência de documentos lança dúvidas sobre a existência jurídica dos contratos e sobre o consentimento dos beneficiários em grande parte das operações.
Por amostragem, o INSS observou ainda que os documentos disponíveis no sistema apresentavam “instrumentos genéricos e padronizados”, sem informações essenciais, como limite de crédito, taxa de juros, forma de pagamento e número de parcelas. O órgão cita normas do Código de Defesa do Consumidor e instrução interna que tratam do direito à informação.
O acordo de cooperação que permitia ao Banco Master oferecer consignado a aposentados e pensionistas não foi renovado em setembro de 2025. Com o fim da vigência, o banco deixou de estar credenciado para novas operações nos sistemas do INSS. O órgão informou que já suspendeu outros acordos semelhantes com instituições financeiras por irregularidades em consignado.