
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (2) que o governo já devolveu R$ 2,6 milhões a 3,9 milhões de aposentados vítimas de fraude no INSS, anunciando a correção dos descontos ilegais feitos por associações investigadas pela Polícia Federal.
O petista disse que só ficará satisfeito quando os responsáveis forem presos. As declarações foram feitas durante o evento de entrega da Barragem Panelas II, em Cupira (PE).
“Mas eu não me contento, porque eu só vou ficar contente no dia em que os sacanas que fizeram isso estiverem na cadeia pagando o preço de roubar dinheiro dos aposentados”, disse o presidente.
As devoluções referem-se a descontos aplicados sem autorização entre 2019 e 2024. A PF investiga um esquema bilionário que tem como alvo o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, preso no mês passado, e outros dirigentes. Frei Chico, irmão do presidente, é vice de uma das entidades citadas, mas não é alvo de medidas judiciais.
O mandatário também voltou a discursar contra a violência contra a mulher e disse ter sido cobrado por Janja para endurecer o tom. “Quem bater em mulher não precisa votar em mim. Quem for violento contra mulher não precisa votar em mim”, afirmou.
As autoridades seguem apurando o esquema que afetou milhões de beneficiários, enquanto o INSS continua a devolver os valores descontados irregularmente.