Como o Instituto Força Brasil liga “reverendo” da vacina ao empresário bolsonarista Otávio Fakhoury

Atualizado em 30 de setembro de 2021 às 13:24
Flávio Bolsonaro e o “reverendo” Amilton Gomes

Reportagem do Jornal Nacional divulgada no sábado (3) mostrou que o diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Laurício Monteiro Cruz, avalizou o reverendo Amilton Gomes de Paula e sua ONG, a Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários) para negociar a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca por $17,5 a dose com a empresa americana Davati Medical Supply.

O reverendo Amilton é sócio de uma offshore localizada em Boca Raton, na Flórida, de nome American Golden Eagle Trading Company, aberta em 15/09/2020. Offshore é o nome dado às empresas abertas em territórios onde há menor tributação para fins lícitos.

Além da American Golden, o religioso também tem outra instituição aberta na mesma cidade, a 11 quilômetros de distância, dessa vez uma fundação sem fins lucrativos denominada Golden Angel Humanitary Foundation Inc, aberta em 13/05/2021.

 

Em função da crise econômica causada pela pandemia, uma lei tributária da Flórida permite às empresas o abatimento de 100% de seus lucros se doados a instituições de caridade: ou seja, os  impostos devidos pela American Golden poderiam ser convertidos em doações à Golden Angel Humanitary.

Em 12/03/2021, o reverendo Amilton enviou e-mail para o presidente da Davati, nos EUA, no qual “agradeceu a confiança depositada” na Senah “em conduzir negociações com o Ministério da Saúde do Brasil.” Na mesma mensagem, disse que “as negociações estão em estágio final e a expectativa é que o contrato seja assinado em 12 de março de 2021”.

No mesmo dia 12 de março, o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, recebeu em reunião Hélcio Almeida, presidente do Instituto Força Brasil, “uma associação que se propõe a fazer frente à hegemonia da esquerda como participante do poder, bem assim ao crime organizado nas Instituições”.

No mesmo endereço, está registrado o Instituto Latino Americano de Segurança Viária, cujo presidente é Alírio Neto, ex-presidente do Detran do Distrito Federal na gestão de Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Cabe um breve histórico da Senah para situar a relação entre Amilton Gomes de Paula e o governo do DF.

O antigo nome da ONG é Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos e um dos seus objetivos, constantes em seu contrato social, era “Criar,  construir,  manter,  administrar,  preservar  e  conservar  o  museu  da bíblia no  Brasil e  no  mundo,estabelecendo  também    parcerias  com órgãos públicos ou privados, para o bom andamento do museu”.

Maquete do Museu da Bílblia. Instituto Niemeyer .

Coincidentemente ou não, a construção do Museu da Bíblia é um projeto do governo bolsonarista de Ibaneis.

O Instituto Força Brasil, presidido pelo citado Hélcio Almeida, tem como vice-presidente o empresário Otávio Fakhoury.

Fakhoury é discípulo e admirador de Olavo de Carvalho. Tão fã que até sua conta no Twitter remete a de seu guru: enquanto o astrólogo da Virgínia identifica-se como @oproprioolavo na plataforma de microblogs, ele usa como perfil @opropriofaka. Uma singela homenagem.

Olavo de Carvalho, Bia Kicis e Otávio Fakhoury. Foto: Reprodução/YouTube

Com larga experiência no mercado financeiro, em que acompanhou de dentro a derrocada do banco Lemann Brothers, em 2008, tem atuado na administração de um fundo de investimentos e apoiava um site, o Crítica Nacional, acusado de disseminar fake news.

Otávio era um dos indiciados no inquérito que apurou os atos antidemocráticos, recém-arquivado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Identificou-se com os movimentos conservadores que surgiram após as “Jornadas de Junho” e tiveram seu ápice durante o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, tendo integrado o Vem pra Rua, de Rogerio Chequer.

Fakhoury e Jair Bolsonaro. Reprodução