Inteligência artificial é mil vezes superior à do ser humano, diz padrinho da tecnologia

Atualizado em 8 de maio de 2023 às 20:38
Geoffrey Hinton
Foto: Mark Blinch/Reuters

Modelos de inteligência artificial (IA) como o ChatGPT têm conhecimento básico sobre qualquer assunto e, por este motivo, são 1.000 vezes mais inteligentes do que o ser humano médio. É o que diz o cientista da computação Geoffrey Hinton, conhecido como “padrinho da IA”, que pediu para sair do Google no dia 1º de maio.

Segundo Hinton, esses modelos podem superar a inteligência humana coletiva nos próximos anos. Ele discutiu o tema, na última terça-feira (2), no evento EmTech Digital, organizado pela revista MIT Technology Review. “O risco da IA assumir o controle da sociedade é real”, afirmou.

Esse argumento está alinhado com a carta em prol da paralisação do desenvolvimento de inteligência artificial assinada por intelectuais e pessoas influentes da tecnologia, como o escritor Yuval Harari e o cofundador da Apple Steve Wozniak.

Ele afirma ter deixado o Google por querer mais liberdade para falar sobre as suas preocupações com os riscos da IA.

Mãos teclando em notebook com tela do ChatGPT
Foto: Divulgação/OpenAI

Em artigo que escreveu para o New York Times, o padrinho da IA diz que um avião com 10% de chance de cair jamais decolaria. Para ele, as chances da humanidade perder o controle sobre essa nova forma de inteligência fica na casa dos 40%.

Hinton desenvolveu nos anos 1980 o algoritmo por trás das atuais redes neurais, o backpropagation (propagação reversa, em inglês). Esse algoritmo permite que as máquinas aprendam a partir de exemplos, no que é chamado de treinamento.

Ele tentou simular o funcionamento dos neurônios e ligações do cérebro humano para elaborar a técnica. Hoje, avalia que o cérebro humano não funciona com propagação reversa.

“O algoritmo que criamos nos anos 1980 é mais eficiente do que o cérebro. Os atuais grandes modelos de linguagem conseguem saber mais do que uma pessoa, com muito menos ligações”, disse.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link