Intenção não é “atender a esses” por estarem “misturados”, diz Bolsonaro sobre os yanomamis

Atualizado em 12 de fevereiro de 2023 às 7:42
O Ministério da Saúde informa que pelo menos 570 crianças yanomamis morreram de causas evitáveis nos últimos quatro ano. Reprodução RBA

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em uma palestra que ministrou nos Estados Unidos, no sábado (11), que a intenção não é “atender a esses” porque “ali está misturado”, se referindo aos indígenas Yanomami. O ex-chefe do executivo disse que 40% das terras estão no Brasil e 60% na Venezuela.

“Se vocês pegarem apenas o Estado de Roraima, lá tem uma tabela periódica debaixo da terra e essa questão yanomami agora, a intenção não é atender a esses porque ali está misturado: 40% da terra yanomami está no Brasil e 60% está na Venezuela. Uma região ourífera, riquezas incomensuráveis”, discursou Bolsonaro. A palestra aconteceu em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus. Ele está nos Estados Unidos desde o fim de dezembro, ainda sem data anunciada para voltar ao Brasil.

Em nenhum momento durante o evento, o ex-presidente declarou solidariedade aos indígenas, que estão sofrendo com a fome, desnutrição, malária e proliferação de verminoses.

Em janeiro, Bolsonaro já havia feito publicações em seu canal do Telegram afirmando que a situação calamitosa dos povos Yanomami era “invenção da esquerda” e que nos últimos 2 anos de seu governo foram realizadas mais de 20 ações de saúde especializada nos territórios indígenas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link