Investigado pela PF, Carlos Bolsonaro diz que “não possui qualquer ligação com a Abin”

Atualizado em 31 de janeiro de 2024 às 19:56
O ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos). Foto: Reprodução

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) afirmou que “não possui qualquer ligação” com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) após ser alvo de operação da Polícia Federal. Em nota divulgada por sua defesa, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro diz que não solicitou ou recebeu informações ou dados de pessoas espionadas pela agência.

“O Vereador Carlos Bolsonaro reitera que não possui qualquer ligação com a ABIN e tampouco solicitava e/ou recebia de pessoas vinculadas à agência qualquer tipo de informação e dados de terceiras pessoas”, afirmam os advogados do vereador em nota.

A PF encontrou mensagens entre Priscila Pereira, assessora de Carlos, a Luciana Almeida, que trabalhava com Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin, durante a operação. No diálogo, que ocorreu por meio do aplicativo WhatsApp, a funcionária do vereador pede informações sigilosas sobre inquérito “envolvendo PR e 3 filhos”.

Esquema de espionagem ilegal da Abin foi usado para “ganho de ordem política” do governo Bolsonaro, segundo inquérito. Foto: Marcos Corrêa/PR

A corporação apura um esquema de espionagem ilegal promovido pela Abin com o software FirstMile. Investigadores suspeitam que Carlos é um dos beneficiários das informações coletadas pela agência, que monitorou políticos e autoridades.

Na decisão que autorizou busca e apreensão contra Carlos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que a Abin realizou “ações clandestinas” contra adversários do então presidente para obter “ganho de ordem política”.

Leia a nota divulgada pela defesa de Carlos Bolsonaro na íntegra:

O Vereador Carlos Bolsonaro esclarece que na segunda-feira, dia 29, a sua defesa protocolou no Supremo Tribunal Federal o pedido de acesso aos autos da investigação que deu origem à operação da Policia Federal deflagrada naquele mesmo dia.

O pedido ainda não foi analisado, impossibilitando que se tome conhecimento dos fatos em apuração, além daquilo que é divulgado seletivamente pela imprensa.

O Vereador Carlos Bolsonaro reitera que não possui qualquer ligação com a ABIN e tampouco solicitava e/ou recebia de pessoas vinculadas à agência qualquer tipo de informação e dados de terceiras pessoas.

Cabe, por fim, destacar que o Vereador Carlos Bolsonaro repudia as falsas informações que são amplamente divulgadas por parte da imprensa e juntamente com sua defesa técnica, oportunamente, se manifestará sobre todas as questões relacionadas à operação.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link