IOF provoca explosão de críticas a Motta nas redes, aponta levantamento

Atualizado em 4 de julho de 2025 às 9:42
Hugo Motta, presidente da Câmara – Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vem sendo detonado nas redes sociais, especialmente por influenciadores de esquerda e aliados do governo Lula (PT).

Um levantamento da consultoria digital Bites revelou que as menções ao nome do parlamentar atingiram um pico histórico na quarta-feira (2), com 173,8 mil citações, a maioria em tom negativo.

A repercussão começou a crescer após a aprovação da urgência do projeto que derrubou a alta do IOF.

Desde 17 de junho, data da votação do projeto de decreto legislativo, Motta foi citado 882 mil vezes nas plataformas digitais, gerando 5,44 milhões de interações. De acordo com a Bites, isso representa 27% de todas as menções ao deputado em 2024, além de 20% de todo o engajamento registrado em relação a ele neste ano.

As redes sociais, especialmente o X, foram as que mais concentraram os ataques.

Hugo Motta, presidente da Câmara – Foto: reprodução

Apesar da pressão virtual, o deputado não perdeu seguidores. Segundo os dados, desde o dia 30 de junho ele conquistou cerca de 4 mil novos seguidores, embora em um ritmo mais lento do que anteriormente.

Outro dado que reforça essa hipótese é que as buscas por Motta no Google ainda não superaram os picos registrados em fevereiro, quando ele assumiu a presidência da Câmara.