Destaques

IPEA revela que o golpe foi bom para os de sempre: a desigualdade aumentou. Por Donato

Morreu, mas passa bem

Os mais ricos ficaram ainda mais ricos desde que puxaram o tapete de Dilma Rousseff. Até aí nada demais pois a intenção era essa mesmo.

Mas um levantamento recente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) confirma o que para muitos poderia tratar-se de mera impressão. Para a entidade, a renda dos super-ricos cresceu mais de 2% no período entre 2014 e 2016 enquanto o restante da população teve uma redução de 3,3%. Ou seja, ficaram 5 pontos mais distantes um do outro.

O estudo foi comandado pelo economista Sérgio Gobetti e considerou como super-ricos aqueles que ganham acima de 160 salários mínimos. Sim, existem. Enquanto algumas pessoas precisam trabalhar um mês inteiro para ganhar um salário mínimo, outros ganham 7 vezes isso, por dia.

“É possível destacar que a renda dos muito ricos cresceu acima da inflação em uma época em que o PIB e a renda nacional caíram”, afirmou Gobetti.

É o retrato em números do país (e números não mentem) após o impeachment financiado pelos idealizadores do pato amarelo.

Fato é que o degrau aumentou e aumenta de tamanho a cada dia. O modus-operandi dessa turma pode não ter uma causa-consequência tão eloquente e imediata como a cometida pelo governador Sergio Cabral.

Porém essa postura é mais difundida do que se pensa, nas ações cotidianas dos ricos, que aprofundam a desigualdade continuamente.

O reflexo são os tratamentos díspares dispensados às diferentes camadas do extrato social.

É por isso que vemos a moça Jéssica, grávida, ser presa e dar a luz na delegacia e depois permanecer presa durante dias por causa de 90 gramas de maconha que estavam com o marido, ao passo que o filho de uma desembargadora teve uma força-tarefa ágil – e de peso – a seu favor.

O caso de Jéssica foi resolvido mas há mais de 4.500 mulheres em situações semelhantes. São milhares de crianças em prisões femininas pelo Brasil, cumprindo ‘pena’ junto com suas mães (como é de se imaginar, o descontrole sobre o sistema penitenciário é tão gritante que não há uma fonte confiável ou números exatos sobre quantas mulheres grávidas, amamentando ou que sejam mães de menores de 12 anos estão presas).

É por essas distorções econômicas que a moça negra e pobre ficou presa com seu filho enquanto Adriana Ancelmo, a senhora Cabral, foi solta rapidamente por ter filhos menores de idade (os filhos de Adriana não são bebês e têm toda a infraestrutura dos ricos para ‘sobreviver’).

Enquanto tudo isso acontece, magistrados federais ameaçam entrar em greve caso a votação marcada pela presidente do STF, Carmem Lúcia, para extinguir o auxílio-moradia vá adiante.

Gente que ganha mais de 30 mil reais por mês não quer perder os demais ‘penduricalhos’. O auxílio-moradia é de R$ 4.378,00. Então responda, leitor, há uma relação economia/justiça ou não?

A mídia internacional não está deixando de observar as consequências do golpe parlamentar aplicado pelos donos do dinheiro. O The Guardian publicou nesta semana que “Um em cada dez políticos graduados é financiado por empresas ligadas à escravidão moderna. Entre eles, Michel Temer”.

O francês L’Express destacou as dicas coletadas num vídeo feito por negros cariocas sobre como agir para não morrer nas operações comandadas pelo exército na intervenção do RJ.

E a correspondente do Wall Street Journal, Samantha Pearson, postou em sua rede social uma foto de alguns livros do começo da década que exaltavam a arrancada do país nos anos Lula e a redução da desigualdade em alguns índices socias “Ah, o otimismo do Brasil em 2010”.

Pois é. O golpe deu ruim, mas só para os mais pobres.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Adolescentes suspeitos de agredir menino que morreu são apreendidos em SP

Dois adolescentes de 14 anos foram apreendidos após a morte de Carlos Teixeira, de 13…

8 minutos ago

Fundamentos econômicos sólidos garantem popularidade de Lula

Por Miguel do Rosário Acabou de ser divulgada a pesquisa CNT/MDA sobre a aprovação do…

23 minutos ago

Conselho Tutelar procura 104 crianças após enchentes em Canoas (RS)

A cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, enfrenta uma crise com o desaparecimento…

52 minutos ago

STJ mantém dono de Porsche na cadeia por unanimidade

A 5ª turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o habeas corpus da defesa…

1 hora ago

Avaliação sobre economia melhora e expectativa cresce em 2024, diz pesquisa

A avaliação dos brasileiros sobre a economia do país melhorou nos últimos meses, segundo pesquisa…

2 horas ago

Paes vai usar presença de bolsonaristas no show de Madonna contra Ramagem; entenda

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vai usar a presença de bolsonaristas…

2 horas ago