
Uma recente pesquisa do Ipec, divulgada neste sábado (15), mostra que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Em setembro do ano passado, esse percentual era de 58%. Já 35% afirmam que Lula deve tentar um novo mandato, enquanto 3% não souberam responder.
O levantamento indica que a rejeição à reeleição do petista inclui até parte de seus eleitores. Cerca de 30% dos que votaram em Lula no segundo turno de 2022 não apoiam uma nova candidatura. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), a rejeição ao quarto mandato do atual presidente sobe para 95%. Entre os que votaram em branco ou anularam, o índice chega a 68%.

O índice dos que se opõem a uma nova candidatura do chefe de Estado chega a 75% entre evangélicos e 70% entre moradores da região Sul. Já no Nordeste, reduto tradicional do PT, o apoio à reeleição é de 48%.
Os entrevistados que não querem Lula em 2026 apontaram diferentes motivos. A principal justificativa é a insatisfação com o governo, mencionada por 36%. Outros 20% dizem que ele é “corrupto, ladrão ou desonesto”, enquanto 17% citam a idade avançada do presidente. Já 11% argumentam que ele já teve sua chance, e 5% mencionam o aumento de impostos.
Entre os eleitores de Lula em 2022 que rejeitam sua reeleição, 31% afirmam que a idade do presidente, que terá 81 anos ao final do mandato, é o principal motivo. Outros 27% dizem que ele não está fazendo um bom trabalho, e 14% acham que ele deveria dar espaço para novas lideranças no partido.
O Ipec ouviu 2 mil pessoas em 131 municípios entre os dias 6 e 10 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line