Ipec: Indecisos, mais da metade dos eleitores de Ciro podem mudar o voto

Atualizado em 16 de agosto de 2022 às 8:06
Ciro Gomes
Foto: Reprodução

Levantamento da pesquisa Ipec, encomendada pela TV Globo, divulgados nesta terça-feira (16/08) mostra que 77% dos eleitores estão decididos sobre o voto para presidente no pleito deste ano. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) estão indecisos sobre o voto.

Os dados apresentados revelam que 36% dos eleitores de Ciro dizem que não vão trocar de candidato. Os 64% restantes afirmam que podem votar em outro concorrente.

Em relação aos candidatos restantes, 26% dizem que o voto é definitivo. Outros 70% afirmam que podem mudar. E 4% não sabem ou não responderam.

Se os eleitores indecisos de Ciro optarem pelo voto útil no ex-presidente Lula (PT) para derrotar Jair Bolsonaro (PL), o petista pode vencer no primeiro turno. Lula aparece na liderança com 44% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL), que está em segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) vem na sequência, com 6%.Votos em branco e nulos representam 8%, enquanto 7% dos eleitores não sabem ou não responderam

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula atinge 51,7%, o que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. O ex-presidente possui mais intenções de voto do que os índices de todos os outros candidatos somados.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03980/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link