Ipespe: Haddad lidera isolado e Rodrigo Garcia encosta em Tarcísio

Atualizado em 9 de setembro de 2022 às 15:36

 

Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo. Foto: Reprodução

A nova pesquisa do Ipespe, contratada pela TV Cultura, mostra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) na liderança na corrida para o governo estadual paulista. O petista tem 36% contra 21% de Tarcísio de Freitas (PL) e 16% do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB). Como a margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o bolsonarista e o tucano estão tecnicamente empatados.

Vinicius Poit (Novo), Altino Junior (PSTU), Carol Vigliar (UP) e Gabriel Colombo (PCB) marcaram 1% cada. Elvis Cezar (PDT), Antonio Jorge (DC) e Edson Dorta (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos foram 12%, mesma porcentagem dos que disseram não saber ou não responderam algum nome.

O levantamento testou cenários de segundo turno com os três candidatos mais bem colocados. Haddad vence Tarcísio por 13 pontos percentuais (48% x 35%). Quando o petista enfrenta o tucano, a vantagem é de nove pontos percentuais (46% x 37%). Rodrigo vence Tarcísio por apenas 1 ponto (32% x 31%).

Cenário estimulado de 1º turno

Fernando Haddad (PT): 36%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%
Rodrigo Garcia (PSDB): 16%
Vinícius Poit (Novo): 1%
Altino Junior (PSTU): 1%
Carol Vigliar (UP): 1%
Gabriel Colombo (PCB): 1%
Elvis Cezar (PDT): 0%
Antonio Jorge (DC): 0%
Edson Dorta (PCO): 0%
Nenhum/branco/nulo: 12%
Não sabe/não respondeu: 12%.

Senado

Na disputa para o Senado em SP, Márcio França (PSB) mantém a liderança. O socialista soma 28% contra 15% de Marcos Pontes (PL) e Janaína Paschoal (PRTB) soma 8%. Brancos e nulos somam 20% e 19% não sabem ou não indicaram nenhum nome para a cadeira ao Senado.

Foram ouvidos 1000 eleitores no estado entre os dias 5 e 7 de setembro. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, acordo com o Ipespe.