Ipespe: Lula sobe e Bolsonaro recua; veja números

Em relação à economia, aumentou de 61% para 63% o percentual de brasileiros que acreditam que o país está indo no caminho errado

Atualizado em 25 de março de 2022 às 10:20
Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro. Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44%, Moro tem 9%, Ciro Gomes 7% e João Doria 2%; Simone Tebet, Eduardo Leite, André Janones e Luiz Felipe D’Ávila marcaram 1% cada. São dados da segunda pesquisa Ipespe de março, divulgada nesta sexta (25), que mostram uma interrupção na tendência de recuperação de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente da República marcou 26% das intenções de voto, um recuo de dois pontos percentuais em relação à sondagem anterior. Queda, porém, está dentro da margem de erro de 3,2 pontos.

O ex-presidente oscilou de 43% para 44%. Na espontânea, Lula manteve 36% e Bolsonaro oscilou de 26% para 25%. Moro obteve 5%, mantendo um gradual aumento que partiu de 1% em setembro de 2021.

LEIA MAIS:

1 – DCM Café da Manhã: Máfia de pastores escancara corrupção do governo Bolsonaro
2 – Bolsonaro opina sobre investigação contra Milton Ribeiro
3 – Wal do Açaí nunca foi a Brasília, admite Bolsonaro

Outras informações da nova pesquisa com Lula

Lula e Bolsonaro - Crédito: Montagem com fotos de Ricardo Stuckert (Instituto Lula) e de Clauber Cleber Caetano
Lula e Bolsonaro – Crédito: Montagem com fotos de Ricardo Stuckert (Instituto Lula) e de Clauber Cleber Caetano (Presidência da República)

Em relação à economia, aumentou de 61% para 63% o percentual de brasileiros que acreditam que o país está indo no caminho errado; e de 15% para 18% a proporção dos que dizem ter muito medo do coronavírus.

Pesquisa mostrou ainda que 75% dos Brasileiros atribuem ao menos um pouco de responsabilidade pelo aumento dos preços de combustíveis à guerra na Ucrânia, 70% a Bolsonaro, 68% aos governadores, 60% aos governos anteriores de Lula e Dilma e 56% ao STF.

Como os eleitores podiam apontar mais de um responsável, 21% deles acreditam que todos os fatores tiveram ao menos um pouco de responsabilidade. A pesquisa também mediu a avaliação dos candidatos mais bem colocados em relação a posições que ocupam ou ocuparam no passado.

O ex-presidente tem 58% de avaliação positiva (soma de quem respondeu Bom e Ótimo) de quando foi presidente, Moro de 33% de quando foi ministro da justiça, Ciro 27% de quando foi ministro da Fazenda e da Integração nacional, Bolsonaro 26% no governo federal e João Doria 23% como atual governador de São Paulo.

Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 21, 22 e 23 de março.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link