Ipespe: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro nos votos válidos

Atualizado em 25 de outubro de 2022 às 12:49
Ex-presidente Lula (PT) e presidente Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução/Montagem

Na manhã desta terça-feira (25), a cinco dias do segundo turno, foi divulgada a nova pesquisa telefônica do Ipespe em parceria com a Abrapel. O levantamento mostra o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com seis pontos de vantagem sobre seu principal adversário nas eleições deste ano, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

A diferença entre os dois, ainda assim, está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou menos, o que configura um empate técnico.

Na intenção de votos para o segundo turno, os dois candidatos mantiveram os resultados da pesquisa anterior, a Ipespe divulgada na tarde desta terça-feira (18).

Já na intenção de voto espontânea, em relação à última pesquisa, os dois candidatos cresceram 1 ponto percentual, e houve uma queda de dois pontos para o público que respondeu que votaria na categoria “Nenhum/Branco/Nulo”.

Intenção de voto espontâneo no segundo turno
Foto: Reprodução/Ipespe/Abrapel

O aumento de um ponto percentual para os candidatos também foi visto na intenção de voto estimulado, que aponta a mesma queda de dois pontos percentuais.

Intenção de voto estimulado no segundo turno
Foto: Reprodução/Ipespe/Abrapel

Já na percepção de voto dos eleitores, o presidente teve uma queda de 1 ponto nos eleitores que decidiram que “Com certeza votará”, e um aumento de, também, 1 ponto para os eleitores que “Não votará de jeito nenhum”.

Por outro lado, o petista manteve o mesmo número em relação a última eleição, e teve a queda de apenas 1 ponto aos eleitores que “Poderá votar”, e ainda assim, mantém vantagem contra Bolsonaro.

A pesquisa telefônica ouviu 1.110 eleitores, entre os dias 22 e 24 de outubro. Tem uma margem de erro de três pontos. O levantamento está registrado no TSE sob o protocolo BR-08044/2022.

Percepção de voto
Foto: Reprodução/Ipespe/Abrapel

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link