Irã ameaça fechar totalmente Estreito de Ormuz se Trump atacar infraestrutura do país

Atualizado em 22 de março de 2026 às 14:33
O Estreito de Ormuz

O Irã afirmou que fechará completamente o Estreito de Ormuz caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra a ameaça de atacar instalações energéticas iranianas. A declaração foi feita pela Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), após Trump dar um ultimato de 48 horas para que Teerã reabra a rota marítima ao tráfego internacional ou enfrente a destruição de sua infraestrutura de energia.

Segundo o comunicado, se Washington atingir usinas ou centros de produção de energia, o Irã responderá bloqueando totalmente a passagem pelo estreito, considerado uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. A IRGC também afirmou que empresas com participação americana poderão ser alvo de ataques e que instalações energéticas localizadas em países que abrigam bases militares dos Estados Unidos serão consideradas alvos legítimos.

“Nós não começamos a guerra e não pretendemos começá-la agora, mas se o inimigo atingir nossas usinas, faremos tudo para defender o país e os interesses do nosso povo”, diz a nota divulgada pelas forças iranianas.

Na prática, o Irã já restringiu fortemente o trânsito no Estreito de Ormuz, permitindo apenas a passagem de embarcações de países considerados aliados. O bloqueio tem impacto global, já que cerca de um quinto de todo o petróleo transportado por via marítima no mundo passa pela região, além de grandes volumes de gás natural liquefeito e fertilizantes.

O fechamento parcial da rota provocou forte alta nos preços da energia em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, onde consumidores já enfrentam aumento significativo no custo da gasolina. Em entrevista à NBC News, o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, foi questionado se Trump estaria reduzindo a guerra ou ampliando o conflito. Ele respondeu que as duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo.

Imagem de satélite da ilha iraniana de Kharg

“Às vezes é preciso escalar para depois desescalar”, afirmou Bessent, sem confirmar se tropas americanas serão usadas para garantir a navegação no estreito ou para outras operações militares. Segundo ele, Trump mantém todas as opções abertas.

Autoridades americanas avaliam novas ações militares, incluindo a possibilidade de ocupar ou bloquear a ilha iraniana de Kharg, ponto estratégico por onde passa cerca de 90% das exportações de petróleo do país. A ilha, localizada no Golfo Pérsico, havia sido poupada nos primeiros ataques da guerra, mas instalações militares no local foram bombardeadas recentemente.

Trump já advertiu que poderá atingir também a infraestrutura petrolífera caso o Irã continue impedindo a passagem segura de navios pelo Estreito de Ormuz, que Teerã vem usando como principal instrumento de pressão no conflito atual.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2014. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior