Irã diz ser “legítimo” o ataque a Israel e alerta aos EUA: “Devem ficar de fora”

Atualizado em 13 de abril de 2024 às 23:44
Imagens de drones iranianos. Foto: Reprodução

Neste sábado (13), a Comissão Permanente do Irã Para as Nações Unidas se posicionou oficialmente sobre o ataque de drones do país contra o território israelense. Nos últimos dias, o país já havia adotado uma postura agressiva em relação aos conflitos em que Israel se envolveu no Oriente Médio.

Em comunicado no X, a comissão alegou que a ofensiva é amparada pelo artigo 51 da Carta da ONU, que garante o direito à legítima defesa a qualquer nação membro do órgão que venha a ser atacada, uma vez que Israel teria cometido ataques ao consulado iraniano na Síria.

O comunicado também afirma que considera o assunto encerrado, mas que responderá impetuosamente a possíveis novos ataques israelenses. Em seguida, o país alertou os Estados Unidos e afirmou que eles devem “ficar de fora” do conflito.

Confira na íntegra o comunicado:

Conduzida com base no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas relativo à defesa legítima, a ação militar do Irã foi em resposta à agressão do regime sionista contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco. O assunto pode ser considerado concluído. Contudo, caso o regime israelita cometa outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelita desonesto, do qual os EUA DEVEM FICAR LONGE!

Confira o post:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link