Irã lança mísseis contra Israel após líder supremo prometer vingança

Atualizado em 13 de junho de 2025 às 16:12
Mísseis sobre Israel. Foto: Léo Corrêa/AFP

As Forças Armadas de Israel estão operando para interceptar mísseis lançados do Irã em direção ao território israelense, conforme relatado pela Reuters. O exército israelense afirmou que seus sistemas de defesa estão em operação para “conter a ameaça” e orientou a população a “entrar em um espaço protegido e permanecer lá até novas instruções”. A imprensa do país sionista fala em mais de 100 mísseis.

O serviço de ambulâncias de Israel informou que sete pessoas ficaram levemente feridas em Ramat Gan, região próxima a Tel Aviv. Equipes de emergência estão realizando buscas em sete locais onde foram registradas colisões na área metropolitana da cidade.

Israel anunciou que, para esta rodada de mísseis, o sistema Iron Dome não está realizando a interceptação, já que é eficaz apenas para ataques lançados a uma distância mínima de 40 quilômetros. Em vez disso, os mísseis mais recentes estão sendo interceptados pelo escudo de defesa antimísseis Arrow, uma tecnologia avançada que protege Israel contra ameaças de maior alcance.

Mais cedo, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, advertiu Israel em pronunciamento, dizendo que os sionistas “começaram uma guerra” e prometeu resposta contundente: “A vida será sombria para eles. Não permitiremos que escapem ilesos deste grande crime. As forças armadas do Irã certamente atacarão com força”, declarou.

O Irã já havia respondido inicialmente com drones explosivos, mas sem causar danos significativos em Israel. A Jordânia afirmou ter interceptado parte dos drones para proteger seu território.

Apesar da informação oficial de Israel confirmar apenas alguns poucos feridos, vídeos que circulam nas redes sociais já mostram prédios completamente destruídos.

Segundo o RT News, da Rússia, há um incêndio próximo à sede do Ministério de Defesa de Israel, em Tel Aviv, em consequência dos mísseis iranianos que passaram pelo bloqueio sionista.

A Agenda Free TV acompanha ao vivo a situação em Tel Aviv. Confira: 

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.