Irmã de Ciro Gomes e mais 13 deputados cearenses vão à Justiça para sair do PDT

Atualizado em 17 de dezembro de 2023 às 13:30
O ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes. (Foto: Reprodução)

Após desentendimentos com o grupo do ex-governador Ciro Gomes, a ala liderada pelo senador Cid Gomes busca sair do PDT, movendo ação judicial.

Quatorze deputados estaduais, incluindo Lia Gomes, irmã dos políticos, solicitam justa causa para deixar a sigla. A petição destaca perseguição e gestão autocrática, destacando arbitrariedades e atentados à democracia.

Aliados de Cid buscam novo destino partidário

A movimentação dos deputados estaduais ocorre em um momento crucial, enquanto aliados de Cid decidem para qual partido migrar.

Presidente da Assembleia, Evandro Leitão, se filia ao PT neste domingo (17), gerando desconforto pessoal a Cid, que, em evento nesta semana, afirmou ter ficado “frustrado” com o deputado por ele ter tomado uma decisão individual.

“O fato do Evandro já ter se antecipado, ter definido um caminho, frustra em boa parte aquilo que estou dizendo. Espero que seja só ele, caso isolado, e que nós outros decidamos coletivamente”, afirmou à imprensa na última segunda-feira (11).

Cid Gomes. (Foto: Reprodução)

Pedetista e também de saída, o deputado federal Eduardo Bismarck também disse que uma filiação ao PT também enfrenta resistência no grupo de Cid.

“Há muita dificuldade porque não contemplaria todo mundo. Temos prefeitos que, apesar de fazerem parte da base de Elmano (de Freitas, governador), estão em lados opostos ao PT nos municípios no que diz respeito às candidaturas do ano que vem”, declarou.

PSB e Podemos despontam como opções

Em termos ideológicos, o PSB é o partido mais alinhado, mas a possibilidade de federação com o PDT nas eleições municipais cria empecilhos.

Assim, o Podemos se destaca como favorito, liderado por Bismarck Maia, antigo aliado de Cid. Apesar de não compartilhar todos os valores pedetistas, o partido está aberto a receber o grupo.

Desacordo sobre rumos do PDT no Ceará: Discordância persiste entre irmãos Ferreira Gomes

Os irmãos Cid e Ciro Gomes vivem um momento de tensão sobre os rumos do PDT no Ceará. Enquanto Cid defendia a sigla como base do governo Elmano de Freitas, Ciro considera impensável apoiar o PT. A divergência começou nas eleições do ano passado, quando o grupo de Cid se opôs à candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio. A briga persiste, com Ciro recusando aliança com o PT, essencial para Cid garantir a ascensão do partido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link