“Irrelevante”: Paul McCartney fala da importância de Chico Mendes, a quem dedicou uma canção

Atualizado em 13 de fevereiro de 2019 às 12:09
Chico Mendes e Paul McCartney

Publicado no Canal dos Beatles

Em 1989, Paul McCartney toma conhecimento do assassinato do seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes, em Xapuri no Acre, através dos telejornais da TV inglesa, que deram grande destaque ao bárbaro homicídio e fizeram retrospectiva de suas atividades como sindicalista e defensor do meio ambiente.

A militância de Chico para preservação ambiental e justiça social comoveu Paul McCartney que resolveu dedicar a canção ‘How Many Will Have To Die’ recém-composta para o álbum ‘Flowers In The Dirt’ para Mendes.

Paul assistiu a um documentário na BBC e passou a admirar a figura do ativista.

A canção no ritmo de reggae tem letra que encaixa plenamente em um tributo a Chico Mendes e essa faixa conta com a participação do baterista e percussionista jamaicano Jah Bunny.

Ainda em 1989, Pedro Bial, repórter da TV Globo (Fantástico) fez uma entrevista na Inglaterra com Paul e ele falou sobre Chico e a música do álbum:

Ele me pareceu um bom homem, um chefe de família… Quando ele foi assassinado, foi um choque para muita gente aqui. Quando alguém que estava tentando fazer o bem é morto, é um choque.

No decorrer do ano de 1995, Paul, através da estação de rádio norte-americana Westwood One, veicularia uma série de programas intitulados ‘Oobu Joobu’, em que às vezes se fazia de DJ e comentarista, além de pela primeira vez, mostrar aos fãs uma variedade enorme de material inédito, incluindo soundchecks, sobras de estúdio e receitas da culinária vegetariana de sua esposa Linda.

No quinto programa da série, veiculado no dia 24 de junho de 1995, Paul antes de tocar o ensaio de estúdio de ‘How Many People’, disse ao microfone: “Chico, pode me ouvir? Essa canção é para você, por tudo o que fez”.

Paul fala sobre Chico Mendes e o clipe da música ‘How Many People’: