Israel admite ter ‘confundido’ bicicleta com bazuca em ataque mortal em Gaza

Atualizado em 13 de março de 2024 às 9:37
Palestino de bicicleta em Gaza

Militares israelenses reconheceram que alvejaram “por engano” dois palestinos que transportavam uma bicicleta em Gaza. Um deles foi morto.

Os dois estavam em uma rua no bairro de Al-Zaytun. Após uma análise adicional das imagens, ficou claro que o indivíduo estava empurrando uma bicicleta cuja roda dianteira e guidão são claramente visíveis.

“Em relação ao vídeo mencionado na investigação, segundo o relatório inicial recebido, a decisão de atacar foi baseada na suposição de que as pessoas (alvos) eram militantes armados, com base em diversas informações coletadas antes do ataque”, disseram as “Forças de Defesa de Israel”.

“Quando o vídeo foi publicado, a bicicleta que alguém estava empurrando e que erroneamente se pensou ser um projétil RPG foi identificada”, acrescentou a corporação, e explicou que “a tomada de decisões sobre este ataque será encaminhada ao Mecanismo de Avaliação e Investigação do Estado-Maior Conjunto, um órgão de inspeção independente e profissional encarregado de examinar eventos incomuns durante a batalha”.

“A área filmada no vídeo é uma zona de combate ativo, onde ocorreram muitos confrontos entre as forças do exército israelense e os militantes”, dizem os israelenses.

O New York Times citou um investigador do Observatório Euro-Mediterrâneo para os Direitos Humanos, Mohamed Qariqa, que disse que, segundo testemunhas com as quais falou, as duas pessoas atacadas estavam retornando de uma tentativa de obter ajuda humanitária e uma delas morreu enquanto a outra sobreviveu apesar de ter sofrido ferimentos nos pulmões.