Israel critica EUA por abstenção na ONU: “Cessar-fogo dá esperança ao Hamas”

Atualizado em 25 de março de 2024 às 16:00
Joe Biden, presidente dos EUA, e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. Foto: reprodução

O governo de Israel criticou a decisão dos Estados Unidos de se abster da votação no Conselho de Segurança da ONU, que aprovou nesta segunda-feira (25) o primeiro cessar-fogo imediato em Gaza. Em comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o governo sionista alegou que a pausa nos ataques “prejudica” os esforços para a libertação de reféns e traz esperanças ao Hamas.

“Isso dá ao Hamas esperança de que a pressão internacional lhe permitirá obter um cessar-fogo sem a libertação dos nossos reféns”, afirmou o comunicado israelense, denunciando a posição dos Estados Unidos.

Além disso, Netanyahu cancelou uma viagem de delegação aos EUA, onde iriam debater com os americanos uma alternativa à invasão planejada por Israel em Rafah, a pedido do presidente Joe Biden. O primeiro-ministro acusou a Casa Branca de abandonar sua “posição de princípio”.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU. Foto: Reuters

Em resposta, a Casa Branca negou que a abstenção dos EUA implique em uma mudança de posição pró-Israel. Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, os Estados Unidos são a favor de um cessar-fogo, mas se abstiveram porque a resolução aprovada não condenava o Hamas, algo que eles consideravam essencial.

A votação no Conselho de Segurança marca um ponto importante, pois, desde o início dos ataques de Israel contra os palestinos Gaza, a ONU falhou em sucessivas tentativas de aprovar uma resolução para um cessar-fogo imediato. A decisão de hoje, durante o Ramadã, vale até 9 de abril e determina também a libertação imediata dos reféns mantidos pelo Hamas, além da abertura de Gaza para ajuda internacional.

O gesto dos Estados Unidos em se abster representa uma mudança significativa em sua posição e confirma um racha entre Biden e Netanyahu.

Espera-se que o cessar-fogo imediato para o mês do Ramadã seja respeitado por todas as partes, levando a uma interrupção sustentável e duradoura nas mortes, assim como a libertação imediata e incondicional de todos os reféns e a garantia de acesso humanitário, conforme determinado pelo texto aprovado.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link