
O Exército de Israel afirmou, nesta terça-feira (17), que matou Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior do Irã em tempos de guerra, em um ataque aéreo noturno que atingiu um centro de comando localizado no centro de Teerã.
De acordo com os militares israelenses, Shadmani era o comandante de mais alta patente das forças iranianas e um dos homens mais próximos do líder supremo Ali Khamenei.
“Após oportunidade repentina à noite, (a Força Aérea israelense) atacou um centro de comando no coração de Teerã e eliminou Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior em tempos de guerra, o comandante militar de mais alta patente e a figura mais próxima a Khamenei”, declarou o comunicado oficial.
O Exército acrescentou que Shadmani teve papel central tanto na Guarda Revolucionária quanto nas Forças Armadas regulares do Irã, sendo peça-chave nos planos operacionais iranianos contra Israel.
For the second time in 5 days— the IDF has eliminated Iran’s War-Time Chief of Staff, the regime’s top military commander.
Ali Shadmani, Iran’s senior-most military official and Khamenei’s closest military advisor, was killed in an IAF strike in central Tehran, following precise… pic.twitter.com/Bq6Z49zeCj
— Israel Defense Forces (@IDF) June 17, 2025
Irã ataca prédio do Mossad em Israel
Nesta terça-feira (17), o Irã lançou um ataque com mísseis contra um edifício que seria utilizado pelo serviço de inteligência israelense Mossad, na cidade de Herzliya, na região metropolitana de Tel Aviv. A informação foi divulgada pela agência iraniana Tasnim, que afirmou que o local atingido funcionava como centro de logística da inteligência de Israel.
BREAKING:
Iran strikes Israeli intelligence agency Mossad's HQ. pic.twitter.com/7KxhG4fbhq
— Globe Eye News (@GlobeEyeNews) June 17, 2025
“O inimigo deve saber que uma nova onda de ataques ferozes das forças armadas, especialmente das forças terrestres do Exército, usando armas novas e modernas, começou e se intensificará nas próximas horas”, declarou Heidari.
Desde o início do confronto, na última sexta-feira (13), mais de 240 pessoas morreram — sendo 224 no Irã e mais de 20 em Israel. Autoridades também informaram que pelo menos 1.481 pessoas ficaram feridas em território iraniano.