Categories: DestaquesPolítica

“Israel também está cometendo vários atos de terrorismo, diz Lula

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Recepção do grupo de brasileiros e familiares resgatados na Faixa de Gaza. Base Aérea de Brasília. Brasília – DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Na noite de segunda-feira (13), o presidente Lula (PT) recebeu os 32 brasileiros e palestinos que foram repatriados da Faixa de Gaza.

“Se o Hamas cometeu um ato de terrorismo e fez o que fez, o Estado de Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra”, disse o mandatário. “Ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra; ao não levar em conta que eles não estão matando soldados, estão matando junto crianças”.

“E, depois, a destruição de tudo que as pessoas levam décadas para construir”, prosseguiu Lula. “Uma casa, uma rua, um prédio, uma escola, um hospital, e depois uma simples bomba detona aquilo sem ninguém assumir a responsabilidade de quem vai recuperar aquilo”

“Não estão matando soldados, estão matando junto crianças. Já são mais de 5 mil crianças e tem mais de 1,5 mil crianças desaparecidas que certamente estão no meio dos escombros”, criticou o petista.

Escombros em Gaza após ataque israelente. Reprodução

O presidente também elogiou o desempenho do chefe do Ministério das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no Conselho de Segurança da ONU, mencionando uma resolução brasileira em favor da criação de um corredor humanitário na região, aprovada por 12 países, mas vetada pelos Estados Unidos.

Lula, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de ministros, comprometeu-se a auxiliar na readaptação dos repatriados ao Brasil.

Anteriormente, em um evento no Palácio do Planalto, o presidente havia criticado tanto os ataques do Hamas quanto a resposta de Israel, considerando ambas as ações como igualmente graves, especialmente devido à morte de inocentes sem critério.

O presidente destacou as dificuldades nas negociações para a repatriação e a necessidade da boa vontade de Israel para o sucesso das operações.

Após a declaração de Lula, o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, emitiu uma nota considerando as afirmações de Lula como equivocadas e perigosas.

Ele argumentou que Israel tem feito esforços visíveis para evitar a morte de civis palestinos, promovendo medidas como o deslocamento para áreas mais seguras e a criação de corredores humanitários, além de alertar a população sobre ataques iminentes.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Fernando Miller

Fernando Miller, paulistano, advogado, palmeirense

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fernando Miller

Recent Posts

Mulheres que moram em McDonald’s no Rio já foram rés por difamação e agressão

Bruna Muratori, de 31 anos, e sua mãe, Susane Muratori, de 64, têm sido destaque…

5 horas ago

O chá da tarde dos pensadores liberais em meio à tragédia. Por Moisés Mendes

O Estadão manteve na capa da versão online, durante toda a quarta-feira, esta chamada para…

6 horas ago

Múcio admite possibilidade de GLO no RS, mas impõe condição; saiba qual

Em declarações recentes, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, destacou a viabilidade da utilização…

7 horas ago

PT vai ao STF para pedir inelegibilidade de Ricardo Nunes, diz Boulos

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), declarou nesta quinta-feira (9) que…

7 horas ago

Produtores do RS dizem que “não há motivo para alerta com arroz”

A recente inundação no Rio Grande do Sul levantou preocupações sobre a disponibilidade de arroz…

8 horas ago

Água do Guaíba começa chegar às cidades do sul do RS

A água que saiu do Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a chegar…

8 horas ago