Israel x Hamas: Trégua de 2 meses e liberação de reféns estariam encaminhadas, diz jornal

Atualizado em 28 de janeiro de 2024 às 16:43
Família palestina descansa após sobreviver a um bombardeio israelense em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza. Foto: Divulgação

Segundo o jornal The New York Times, os EUA estariam à frente de um processo de negociação entre Israel e o Hamas que pode determinar uma trégua de dois meses nos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza. Em troca da pausa, os palestinos deveriam liberar 100 reféns.

Ainda de acordo com o diário nova iorquino, o acordo pode ser sacramentado em até duas semanas e uma reunião com representantes do governo de Israel e do Hamas deve acontecer em Paris, na França, neste domingo (28).

Os governos do Edito e do Qatar seriam os responsáveis pela negociação com os integrantes do Hamas. Do outro lado, o presidente dos EUA, Joe Biden, estaria pessoalmente negociando com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Foto: Divulgação

Em dezembro de 2023, houve uma trégua de sete dias no conflito, após Israel liberar 230 presos políticos palestinos e o Hamas soltar 100 reféns israelenses, que foram detidos nos ataques de 7 de outubro do ano passado.

De acordo com o governo israelense, o Hamas ainda mantém em seu poder 130 reféns. Desses, seis seriam cidadãos estadunidenses. Porém, calculam as autoridades de Israel, 20 devem estar mortos.

Aiinda segundo o The New York Times, os governos envolvidos no processo de negociação acreditam que uma trégua de dois meses forçaria o fim da guerra contra os palestinos, já que não haveria um ambiente favorável para que Israel retome os ataques. Dessa forma, abriria espaço para que a diplomacia internacional agisse para colocar um fim à barbárie.

Originalmente publicado no Brasil de Fato
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link