Itamaraty aconselha brasileiros em Gaza a estocarem alimentos

Atualizado em 29 de outubro de 2023 às 7:24
Palestinos deslocam-se no centro da Faixa de Gaza procurando por água e alimentos. Foto: REUTERS/Mohammed Fayq Abu Mostafa

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, está aconselhando os brasileiros nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, a estocar produtos não perecíveis adquiridos com os recursos fornecidos pelo governo. Com informações da CNN Brasil.

Essa orientação está sendo fornecida devido à escalada do conflito e à crise de abastecimento que afeta essa área crítica do conflito entre Israel e o Hamas.

O governo tem fornecido dinheiro para brasileiros e palestinos que fazem parte de um grupo aguardando repatriação, permitindo que comprem itens essenciais para a sobrevivência.

No entanto, os preços dos produtos nos mercados locais têm aumentado significativamente, chegando a triplicar ou quadruplicar em alguns casos. O embaixador Candeas enfatiza a importância de estocar esses produtos para garantir o abastecimento a longo prazo.

Alessandro Candeas falando para a câmera
Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina – Reprodução

A situação na Faixa de Gaza é complicada devido ao bloqueio e à crise humanitária que se intensificou, tornando o esforço do governo brasileiro crucial para ajudar seus cidadãos a enfrentarem essa crise.

Atualmente, 34 pessoas, incluindo 24 brasileiros e 10 palestinos, aguardam a liberação para deixar a região de Gaza e estão sendo assistidos pela Representação do Brasil na Palestina.

A maioria dessas pessoas é composta por crianças e mulheres, e uma aeronave da Presidência da República está aguardando para levá-los em segurança em Cairo desde 18 de outubro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link