Itamaraty negociará com Hamas para repatriar 25 brasileiros que estão em Gaza

Atualizado em 9 de outubro de 2023 às 20:52
Palestinos assumem o controle de tanque israelense depois de cruzar a fronteira de Israel com Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza— Foto: Said Khatib/AFP

Segundo fontes ligadas ao Itamaraty, será necessário realizar negociações diretas com representantes do Hamas para que o Brasil possa resgatar 25 cidadãos brasileiros que manifestaram o desejo de deixar a Faixa de Gaza.

O conflito entre o Hamas e Israel tem causado milhares de mortes desde o sábado (7). O Itamaraty já recebeu mais de dois mil pedidos de repatriação.

Na região, pelo menos três brasileiros estão desaparecidos após participarem de uma festa rave que foi atacada, resultando em pelo menos 260 mortos.

De acordo com as fontes, não é possível negociar com a autoridade palestina, já que o controle efetivo da zona de conflito está nas mãos do Hamas.

A previsão é que o primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados de Israel chegue ao Brasil na quarta-feira (11).

Os brasileiros que desejam deixar a Faixa de Gaza expressaram sua intenção a membros da diplomacia brasileira em Ramallah e no Egito. Estima-se que cerca de 6 mil brasileiros vivam na Faixa de Gaza.

Aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira pousa em Roma como parte do esforço de repatriar brasileiro  — Foto: Força Aérea Brasileira/Divulgação

A intenção é retirá-los através da fronteira com o Egito, um país que faz fronteira com a Faixa de Gaza, onde ocorre o combate entre o Hamas e as forças militares de Israel.

No entanto, a evacuação pela passagem na fronteira de Gaza com o Egito, que tem aproximadamente 7 quilômetros de distância, é arriscada em meio ao conflito e só pode ocorrer por terra, caso seja acordada com as autoridades egípcias.

A rapidez da operação depende do progresso das negociações com o Hamas, com membros do Ministério das Relações Exteriores trabalhando nesse sentido em Israel e no Egito.

No que diz respeito à primeira leva de brasileiros que partirá de Tel Aviv nesta terça-feira (10), a prioridade está sendo dada aos turistas, pois eles não possuem família, casa ou endereço em território israelense. A lista dos passageiros está sendo finalizada.

A embaixada brasileira em Tel Aviv recebeu contatos de 1,7 mil brasileiros interessados em retornar ao Brasil, com a maioria sendo composta por turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link