Itamaraty vai reagir a embaixador de Israel após saída de brasileiros

Atualizado em 10 de novembro de 2023 às 18:27
Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O Ministério das Relações Exteriores considera que o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, cometeu um ato de hostilidade ao promover um evento na Câmara dos Deputados com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na última quarta-feira (8). Com informações de Bernardo Mello Franco, do Globo.

O Itamaraty aguarda a saída de um grupo de brasileiros da Faixa de Gaza para reagir ao episódio. Nesta sexta-feira (10), a fronteira entre Gaza e o Egito foi fechada antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse deixar o local.

“Depois disso, se ele pedir uma audiência com o ministro Mauro Vieira, é possível que consiga ser recebido pelo porteiro do Itamaraty”, disse um embaixador.

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, durante encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro e parlamentares de extrema-direita. Foto: Reprodução

Em nota, a embaixada israelense negou ter convidado o ex-chefe do Executivo para a reunião. “A presença do ex-presidente não foi coordenada pela Embaixada de Israel e não era de nosso conhecimento antes da reunião”, afirmou o órgão.

Segundo a embaixada, o objetivo do encontro era “mostrar as atrocidades do 7 de outubro” cometidas pelo Hamas.

Nesta tarde, Vieira foi questionado sobre Zonshine durante entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews. “Não falo com o embaixador de Israel aqui. Falo com o chefe dele, o ministro das Relações Exteriores”, respondeu.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link