Itaú substitui gerentes por inteligência artificial com novo app; entenda

Atualizado em 23 de julho de 2025 às 16:33
Sede do Itaú

O Itaú Unibanco anunciou o lançamento do Itaú Emps, um novo aplicativo digital desenvolvido para atender micro e pequenos empreendedores com faturamento entre R$ 200 mil e R$ 3 milhões. A plataforma, que utiliza Inteligência Artificial Generativa (GenAI), tem como objetivo proporcionar “autonomia total” ao cliente, eliminando a necessidade de gerentes e oferecendo soluções baseadas em autosserviço.

A novidade foi divulgada na segunda-feira, 21 de julho, e representa uma mudança significativa na forma como o banco pretende atender as necessidades do setor de pequenas e médias empresas (PMEs).

A plataforma oferece contas correntes sem mensalidade, Pix ilimitado e gratuito, pagamento de tributos, emissão de boletos e integração com a máquina de adquirência “laranjinha” do Itaú.

Segundo Pedro Prates, diretor do Itaú Emps, o público-alvo são empresários que acumulam diversas funções dentro de seus negócios e precisam de ferramentas práticas para a gestão financeira, como o controle de fluxo de caixa e crédito.

A inovação do Itaú Emps está na utilização da Inteligência Artificial Generativa, que analisa dados transacionais e fornece recomendações financeiras, como ajustes no fluxo de caixa e alternativas ao uso do cheque especial.

A IA, que ainda não é um “agente autônomo”, caminha rapidamente para se tornar uma ferramenta ainda mais integrada, substituindo pessoas reais e atuando como um “sócio extra” para os empreendedores, com sugestões personalizadas baseadas no comportamento financeiro de cada cliente.

Aplicativo do banco Itaú. Foto: Divulgação

Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú, destacou que a IA visa entregar informações contextualizadas e sugestões úteis para a tomada de decisões financeiras, respeitando os critérios de segurança e privacidade de dados.

O aplicativo, que esteve em fase de testes durante seis meses, tem apresentado resultados positivos, com mais de 50% dos clientes acessando a plataforma diariamente.

O Itaú Emps está inicialmente disponível para sócios únicos e terá uma expansão para múltiplos sócios ainda este ano, com planos para atender MEIs a partir de 2026. O modelo escalável do app permite que o Itaú amplie sua base de clientes sem aumentar proporcionalmente os custos operacionais.